Notícias

Foton alcança 12 milhões de veículos produzidos; unidade histórica foi montada no Brasil

Caminhão que simboliza 12 milhões de veículos produzidos pela Foton Motor foi montado em Caxias do Sul (RS)

Thiago Vinholes

10 de abr, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Foton, recorde,
Unidade histórica, o caminhão semileve Aumark S 315 foi montado na planta da Foton no RS
Crédito:Foton Motor/Divulgação

A Foton Motor atingiu um marco global ao produzir 12 milhões de veículos comerciais desde que iniciou suas atividades na China, em 1996. Além disso, a empresa montou a unidade histórica no Brasil: o caminhão semileve Aumark S 315, concluído na fábrica recém-inaugurada em Caxias do Sul (RS).

O Aumark S 315, importado da China, chegou ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2024. O modelo com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas possui motor Cummins e câmbio ZF em versões manual e automatizada.

“Montar o veículo 12 milhões em solo brasileiro marca o início das operações da nossa fábrica em Caxias do Sul e reforça a importância do Brasil para a Foton”, afirma Fábio Pontes, diretor de operações da empresa no país.

A fábrica da Foton em Caxias do Sul também é responsável pela montagem de outros modelos da linha Aumark, como o médio S 1217 e os leves S 715 e S 916, já comercializados no mercado brasileiro desde 2023. Outro caminhão finalizado na planta gaúcha é o Auman D 1722, de médio porte, que chegará às concessionárias da marca no País neste mês.

Recorde da Foton

Com a nova unidade industrial, o Brasil passa a integrar o complexo global de produção da Foton, que conta com 46 fábricas em 15 países. A montadora é a primeira no mundo a atingir a marca de 12 milhões de veículos comerciais em menos de 30 anos, e tem capacidade instalada para produzir mais de 700 mil unidades por ano.


Presente em mais de 130 países, a Foton lidera a fabricação e exportação de veículos comerciais na China, com atuação nas Américas, Ásia, Europa e África. No Brasil, mantém uma rede com mais de 40 concessionárias e abastece o mercado por meio de um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC). A empresa pretende alcançar 80 revendas espalhadas pelo País até o fim de 2025.

De acordo com Pontes, a nova fase reforça o compromisso da montadora com o país. “Estamos criando raízes mais fortes no Brasil e construindo uma história de longo prazo com os transportadores brasileiros.”

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião