A Volta Trucks, startup sediada no Reino Unido e que produz caminhões elétricos, está retornando ao mercado. A empresa havia pedido falência em 2023. Problemas relacionados à cadeia de suprimentos, bem como a falta de segurança de antigos investidores, colaboraram para sua derrocada.
Porém, agora com novos investidores, a empresa ganha uma segunda chance como Volta Commercial Vehicles. Em entrevista à imprensa europeia, a diretora de desenvolvimento de negócios Carla Detrieux, confirma que a Luxor Capital entrou como principal acionista.
- VEJA MAIS:
- Nutrymax investe R$ 32 milhões e compra 100 caminhões Mercedes-Benz
- Exército sueco expande frota com caminhões Scania e Volvo
- Volkswagen Delivery 11.180 vende mais do que Volvo FH 540
Assim, a startup de veículos elétricos ganhou base financeira para continuar seu trabalho. Porém, com uma estratégia de negócios mais focada e enxuta. Dessa forma, a Volta Commercial Vehicles continua registrada no Reino Unido com uma equipe de cerca de 150 funcionários. Ou seja, bem abaixo dos mais de 750 colaboradores de antes da falência.
Volta Trucks tem planos de expansão na Europa

O financiamento da Luxor permitiu que a startup retomasse o desenvolvimento de seus caminhões Volta Zero de 16 t e 18 t antes dos planos para produção em série na Áustria no final de 2024 com o fabricante contratado Steyr Automotive.
"Estamos em negociação com alguns clientes. E remontando a cadeia de suprimentos para garantir que os veículos estejam prontos no prazo para a entrega. No momento, estamos no meio de discussões com todos os nossos fornecedores e parceiros para viabilizar esses objetivos", diz o CEO da Volta, Essa Al-Saleh.
Seja como for, o objetivo da nova Volta Trucks é fornecer os veículos, junto com uma oferta de manutenção e serviço sob medida. Além de desenvolver parcerias com empresas fabricantes de carrocerias certificadas "Acreditamos que isso dará melhor suporte às necessidades imediatas de nossos clientes. Assim, facilitando a transição para a eletrificação".
Paralelamente, os caminhões da nova geração já rodam em testes em operações reais de clientes no Reino Unido. Assim, já preparando a frota para atender os padrões GSR-2 (Regulamento Geral de Segurança) que entram em vigor em julho na Europa.
Maa além do Reino Unido, a Volta Trucks vai iniciar testes com clientes da Alemanha e França. Assim como todos os países nórdicos e a Áustria a partir do segundo semestre.