O consumo de combustível entra como um dos maiores custos das empresas de transportes. Assim, para otimizar, a Paccar Parts começa a oferecer módulos solares leves e flexíveis que podem ser instalados em diferentes tipos e tamanhos de cabine, bem como semirreboque e carroceria. Nesse sentido, os clientes, donos de caminhões DAF, por ora na Europa, já podem encomendar o equipamento.
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Os novos módulos solares contam com dois tamanhos diferentes. A versão menor de 3 mm de espessura mede 110 x 30 centímetros. Além disso, pesa 700 gramas e usa 16 células para uma saída de 55 kWh. Todavia, há outra versão duas vezes maior. Ela pesa 1,3 kg e tem 32 células e 110 kWh. Ou seja, energia suficiente para alimentar uma cafeteira, um micro-ondas ou uma televisão todos os dias.
Os módulos autoadesivos são flexíveis o suficiente para fixar em teto de caminhão com curvas, por exempo. Do mesmo modo, em defletores.
Dessa forma, a energia gerada alimenta diretamente a bateria por meio de um conversor, incluso no pacote. Assim, a energia é armazenada ou usada diretamente na cabine. Devido à flexibilidade dos módulos, ainda existe a possibilidade de instalar vários painéis em um único equipamento.
O motor permanece desligado, mas a energia é mantida
Os módulos solares também são práticos quando o veículo está parado. Em outras palavras, quando o caminhão está estacionado, ele continua a ser alimentado com energia solar.
Isso significa que o motorista raramente precisa ligar o motor para continuar usando os acessórios do caminhão. Em algumas situações, os acessórios funcionam mesmo com o motor desligado por completo. Isso também limita o desgaste do alternador e da bateria.
Seja como for, a Paccar Parts no Brasil não dispõe do equipamento para o mercado interno. E não há previsão de quando o equipamento chega ao País ou mesmo em caminhões DAF.