Notícias

Caminhões DAF agora podem receber energia solar

A Paccar Parts está colocando no mercado painéis solares flexíveis que podem ser instalados em cabines e implementos; DAF já começa a equipar seus modelos na Europa

Redação

19 de mar, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

DAF XG+ agora pode ser movido a energia solar
DAF paineis solares
Crédito:Fotos: DAF
DAF XG+ agora pode ser movido a energia solar

O consumo de combustível entra como um dos maiores custos das empresas de transportes. Assim, para otimizar, a Paccar Parts começa a oferecer módulos solares leves e flexíveis que podem ser instalados em diferentes tipos e tamanhos de cabine, bem como semirreboque e carroceria. Nesse sentido, os clientes, donos de caminhões DAF, por ora na Europa, já podem encomendar o equipamento.

Os novos módulos solares contam com dois tamanhos diferentes. A versão menor de 3 mm de espessura mede 110 x 30 centímetros. Além disso, pesa 700 gramas e usa 16 células para uma saída de 55 kWh. Todavia, há outra versão duas vezes maior. Ela pesa 1,3 kg e tem 32 células e 110 kWh. Ou seja, energia suficiente para alimentar uma cafeteira, um micro-ondas ou uma televisão todos os dias.

Os módulos autoadesivos são flexíveis o suficiente para fixar em teto de caminhão com curvas, por exempo. Do mesmo modo, em defletores.

Dessa forma, a energia gerada alimenta diretamente a bateria por meio de um conversor, incluso no pacote. Assim, a energia é armazenada ou usada diretamente na cabine. Devido à flexibilidade dos módulos, ainda existe a possibilidade de instalar vários painéis em um único equipamento.

O motor permanece desligado, mas a energia é mantida

Os módulos solares também são práticos quando o veículo está parado. Em outras palavras, quando o caminhão está estacionado, ele continua a ser alimentado com energia solar.


Isso significa que o motorista raramente precisa ligar o motor para continuar usando os acessórios do caminhão. Em algumas situações, os acessórios funcionam mesmo com o motor desligado por completo. Isso também limita o desgaste do alternador e da bateria. 

Seja como for, a Paccar Parts no Brasil não dispõe do equipamento para o mercado interno. E não há previsão de quando o equipamento chega ao País ou mesmo em caminhões DAF.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião