A Agrale anunciou o lançamento do chassi de micro-ônibus MA 11.0 GNV, que agora recebe o motor FPT N60 CNG, movido a GNV e biometano. Esta é a primeira vez que a empresa gaúcha equipa um chassi com um sistema de motorização da FPT Industrial.
Segundo o fabricante de Caxias do Sul (RS), a motorização N60 CNG oferece desempenho equivalente ao diesel. O motor FPT aplicado no novo chassi da Agrale entrega 200 cv de potência e 76,48 mkgf de torque. Além disso, por operar no ciclo Otto, gera menos ruído que os motores de ciclo Diesel. De acordo com a empresa gaúcha, essa característica torna o micro-ônibus adequado para operações urbanas, sobretudo em itinerários noturnos.
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“Nossos motores são projetados para operar com GNV, GNL ou biometano. Na América Latina, acreditamos que a solução começa por tecnologias adequadas ao potencial em biocombustíveis da região”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para América Latina.

Motor menos poluente
O motor a gás polui menos que o diesel. A FPT informa que o N60 CNG emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO2) e 10% menos dióxido de carbono (CO2). Com biometano, a redução de CO2 pode alcançar 95%, considerando todo o ciclo do combustível, da extração sustentável ao uso no veículo. Apesar de gerar baixo impacto ambiental, o GNV é o metano processado do gás natural, obtido em poços de petróleo.

O motor FPT usado do chassi MA 11.0 vem associado ao câmbio manual de seis marchas da Eaton. Conforme dados da Agrale, o modelo comporta um PBT de até 10,700 kg e possui três tanques de gás, com capacidade total de 380 litros. O modelo alcança velocidade máxima de 103 km/h.