A Mercedes-Benz ajustou sua estratégia para o futuro e anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova plataforma dedicada a vans com motores a combustão. Chamada de Van Combustion Architecture (VAN.CA), a estrutura servirá de base para os sucessores da Sprinter, Classe V e Viano a partir de 2026. A novidade marca uma revisão nos planos da empresa, que antes previa uma transição completa para veículos elétricos.
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O fabricante alemão desenvolverá a VAN.CA em paralelo com a Van Electric Architecture (VAN.EA), base projetada para vans elétricas. De acordo com a Mercedes-Benz, as plataformas compartilharão cerca de 70% dos componentes e ambas serão produzidas na mesma linha de montagem. Ainda segundo a empresa, essa abordagem tem o objetivo de atender às diferentes demandas do mercado.
Inicialmente, a montadora previa a criação de uma nova linha de vans movidas exclusivamente por eletricidade com a introdução da VAN.EA como base para todos os modelos. No entanto, a adoção de veículos elétricos tem avançado em ritmo mais lento do que o esperado, o que levou a empresa a manter opções a combustão em sua próxima geração de veículos comerciais.
A Mercedes-Benz não detalhou os custos adicionais envolvidos no desenvolvimento da nova plataforma, mas ressaltou que a decisão garante uma “posição competitiva no mercado para o futuro”. Além disso, a empresa mencionou que a produção das duas plataformas com componentes compartilhados gera economias de escala.