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Confira a opções da Mercedes-Benz Sprinter à venda no Brasil

Com mais de 60 opções, incluindo adaptações homologadas pela Mercedes-Benz, Sprinter está à venda no Brasil com motor turbodiesel e elétrico

Andrea Ramos

04 de mar, 2025 · 9 minutos de leitura.

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Confira a opções de Mercedes-Benz Sprinter à venda no Brasil
Confira a opções de Mercedes-Benz Sprinter à venda no Brasil
Crédito:Fotos: Mercedes-Benz
Confira a opções de Mercedes-Benz Sprinter à venda no Brasil

A Mercedes-Benz Sprinter está celebrando 30 anos de mercado. A linha de utilitários, que atualmente inclui vans, furgões e caminhões leves, foi lançada na Alemanha em 1995. Ao Brasil, onde chegou em 1997, o modelo soma mais de 200 mil unidades vendidas. Recentemente, a família ganhou versão elétrica, batizada de eSprinter. A novidade estreou no mercado brasileiro em 2024.

Atualmente, a Mercedes-Benz oferece a Sprinter e a eSprinter nas versões furgão, chassi-cabine e van de passageiros. Assim, o modelo está disponível no Brasil com diferentes configurações de tamanho e de distância entre os eixos. Seja como for, todas têm entre os atributos a tração no eixo traseiro.

Em termos de segurança, a Sprinter foi a primeira em utilitários no País a introduzir tecnologias ativas. Dessa forma, os utilitários contam de série com programa eletrônico de estabilidade (ESP Adaptativo), este por força de lei. Assim como assistente ativo de frenagem (ABA) assistente de vento lateral e de partida em rampa, bem como alerta de fadiga e luzes de freio adaptativas.

Além disso, a bordo há conforto e conveniência para o motorista. Como volante multifuncional de série, sistema multimídia MBUX com 10,25” e ar-condicionado.

Com diferentes capacidades de cargas e distância entre os eixos, a linha ainda possibilita uma infinidade de transformações. Segundo a Mercedes-Benz, são mais de 60 variações.


Sprinter van entrega conforto

A Sprinter van conta com duas linhas: 417 CDI, com opções de teto baixo ou alto com rodado simples e duplo. Além da gama 517 CDI também com teto baixo ou alto. Porém, somam 21 modelos entre capacidades de passageiros, distância entre os eixos e comprimento do chassi.

Destinadas ao transporte de passageiros, gama 417 CDI leva 9 ou 15 passageiros, mais o motorista, a depender da distância entre os eixos e a configuração do salão. Ou seja, com bagageiro mais volumoso transporta menos, por exemplo.

Todavia, a versão 517 CDI tem as opções de transportar 17, 19 ou 20 passageiros, mais o motorista. Dessa forma, conta com as opções de distância entre os eixos de 3.665 mm e 4.325 mm. E comprimento total de 5.932 mm, 6.967 mm e 7.367 mm.

Em termos de capacidade, essa gama conta com PBT de 4,1 t (Sprinter 417) e 5 t (Sprinter 517). O motor é o OM 654, de quatro cilindros em linha, que desenvolve 170 cv a 3.800 rpm de potência e 40,8 mkgf a 1.700 rpm, combinada à transmissão ZF mecânica de 6 velocidades.

Confira a opções de Mercedes-Benz Sprinter à venda no Brasil
Entre versões de motores, entre-eixos e capacidades de carga, são mais de 60 variações - Fotos: Mercedes-Benz

Assim, as vans podem atuar em operações no transporte escolar, pontos turísticos, translado para eventos e fretamentos de curta e longa distância.

O preço da Sprinter 417, com teto baixo e distância entre os eixos de 3.665 mm, parte de R$ 262.883. Enquanto que a versão maior, a 517, com teto alto e os entre-eixos de 4.325 mm para 20 passageiros custa R$ 463.022.

A linha de furgões é a mais ampla do segmento

A Sprinter furgão sem dúvida popularizou a categoria no segmento de cargas. Não por acaso conta com várias opções, incluindo modelos que podem ser conduzidos por motoristas com habilitação na categoria B.

Dessa forma, são 31 versões, com PBT de 3,5 t (Sprinter 315 Street), 4,1 t (Sprinter 417) e 5,0 t (Sprinter 517). Assim, a gama conta com três capacidades volumétricas e duas alturas (teto alto e baixo) para a maior flexibilidade. Ou seja, entre 7,5 m³ 9 m³, 10,5 m³, 14 m³ e 15,5 m³. E a carga útil chega até 2.412 kg, dependendo do comprimento.

Já a carga para reboque chega a 1.970 kg. E conta com opções de distância entre os eixos de 3.250 mm, 3.665 mm e 4.325 mm.


O motor da versão Street de entrada é o OM 654 de 150 cv a 3.800 rpm e torque de 34,7 mkgf de 1.500 a 2.400 rpm. E combina a caixa ZF de 6 marchas.

Já as opções de 4,1 t e 5,0 t têm motor de 170 cv a 3.800 rpm de potência e 40,8 mkgf a 1.700 rpm, também equipado com a mesma caixa ZF manual.

Compartilha desse motor mais forte, a versão da Sprinter Vidrado. Assim, nessa configuração, o modelo está disponível nas opções 417 CDI 10,5 m³, 417 CDI 14 m³ e 517 CDI 15,5 m³. Nas distâncias entre os eixos de 3.665 mm e 4.325 mm.

O preço parte de R$ 308.300 na versão Street. E na versão topo de linha chega a R$ 386.825.

Chassi-cabine ou Sprinter Truck

A gama de chassis cabine conta com 12 versões. Conta com duas distâncias entre os eixos: 3.665 mm e 4.325 mm, tração traseira e PBT de 3,5 t, 4,1 t e 5,0 t.


Do mesmo modo, o comprimento parte de 5.886 mm e 5.956 mm, no chassi longo. E 6.104 mm, 6.864 mm e 6.696 mm para chassi extra-longo.

Conta com estrutura de chassi tubular de maior aproveitamento da carga líquida. Além de carga útil máxima de até 2.907 kg e capacidade de reboque de 2.000 kg para mais opções de transporte.

Assim como as versões furgão e van, a Sprinter Truck de 3,5 t tem motor OM 654 de 150 cv a 3.800 rpm e torque de 34,7 mkgf de 1.500 a 2.400 rpm. Todavia, as gamas de 4,1 t e 5,0 t conta com o propulsor 170 cv a 3.800 rpm de potência e 40,8 mkgf a 1.700 rpm. Ambos com a mesma caixa ZF de 6 velocidades. O preço da linha parte de R$ 292.700 a R$ 306.500.

Confira a opções de Mercedes-Benz Sprinter à venda no Brasil
A eSprinter pode ser oferecida nas opções de chassi-cabine, furgão e van de passageiros - Fotos: Mercedes-Benz

eSprinter elétrica

A versão elétrica a bateria, eSprinter, chegou no final do ano passado. A linha de utilitários conta com cinco versões entre chassi-cabine, furgão e van, além da versão vidrada. O PBT varia de 3,5 t Street a 4,25 t, com preço a partir de R$ 482.900.


Todavia, o motor elétrico é combinado ao eixo elétrico. E conta com potência de 150 kW (203 cv) e torque de 40,8 mkgf. A distância entre os eixos varia de 5.392 mm a 6.697mm e a capacidade para rebocar é de até 1,5 toneladas.

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