A partir de agora, todos os chassis de ônibus Mercedes-Benz saem de fábrica com o sistema de telemetria FleetBus. O novo item de série também vem no ônibus urbano elétrico eO500U. Conforme a fabricante, a exceção são os veículos destinados a licitações.
Entre as vantagens proporcionadas pelo FleetBus aos clientes está a possibilidade de monitorar o veículo em tempo real. Dessa forma, o gestor de frota pode observar eventuais falhas na operação. Bem como gerir o melhor momento de parada para manutenção.
As funcionalidades do sistema incluem "cercas eletrônicas" para monitoramento da velocidade, mapa da rota percorrida e monitoramento do consumo de combustível. Além disso, é possível identificar hábitos do motorista que impactam o consumo e a segurança e gerar relatórios.
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Para chassis Euro 5, 6 e elétricos
Compatível com chassis de ônibus Mercedes-Benz Euro 5, Euro 6 e com os ônibus elétricos, a ferramenta permite ainda o armazenamento do histórico do CAN.
“O cliente pode contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática. Assim, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus”, diz o vice-presidente de vendas, marketing ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa.
Além disso, o FleetBus é composto pelo módulo de telemetria, chicote elétrico e antenas. Como o equipamento é montado na linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz, não há necessidade de instalação no campo. Dessa forma, os encarroçadores focam apenas na colocação das antenas, conforme o tipo da carroceria escolhida pelo cliente. O que preserva a qualidade do produto.
Indicadores de performance
Os ônibus que contam com o FleetBus têm ainda uma função no painel chamada Driver Score. Ou seja, o recurso permite que o motorista visualize quatro indicadores de performance: aceleração, frenagem, uniformidade e desaceleração. Estes, retratam o comportamento do motorista em tempo real. Do mesmo modo, contribui para uma condução mais econômica e segura. Além de servir de referência para eventuais necessidades de treinamento do motorista.
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“Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade. Assim como redução de custos operacionais e do TCO. Essa ferramenta foi desenvolvida no Brasil dentro da realidade do transporte de passageiros. E de acordo com o perfil dos frotistas do setor”, diz Walter Barbosa.
Funcionalidades
O FleetBus conta com interface Web e uso intuitivo. Além disso, contribui, por exemplo, para que os ônibus da frota fiquem mais tempo em circulação, gerando resultados e rentabilidade. Além disso, a redução no consumo de diesel traz o benefício de menos emissão de poluentes.
O FleetBus contabiliza o número de ativações dos recursos de segurança dos ônibus. Como, por exemplo, o ACC (piloto automático adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e vários outros.
Além da segurança, o sistema também monitora itens de desempenho e economia. Entre eles, falhas e paradas que podem ser evitadas a partir de informações precisas em tempo real. No caso do ônibus elétrico eO500U são monitorados a carga atual da bateria, a autonomia do veículo e o consumo médio de energia por quilômetro rodado.
Ecossistema de segurança e confiabilidade
A solução que a Mercedes-Benz entrega aos clientes vem atrelada a um ecossistema de segurança. Afinal, trata-se do serviço de telemetria e conectividade oficial da marca da estrela para ônibus da marca. O cliente ganha em segurança na aquisição dos dados. E como o hardware já sai instalado de fábrica, não há risco de interferência na eletrônica do veículo.
Por meio do FleetBus, o cliente recebe informações diretamente do CAN que agrupa os dados dos módulos eletrônicos do veículo. Estes, monitoram várias funções, como motor, transmissão, freios, painel de instrumentos etc. Todos os módulos conversam pela rede CAN, onde as informações e dados trafegam com total privacidade.
A proteção contra interferências externas preserva a segurança dos dados e a qualidade do sistema. Assim, evitando riscos de falhas por intervenções indevidas e não autorizadas. “Quem entrega os dados aos clientes é a própria Mercedes-Benz. Com isso, só a nossa empresa e os clientes têm acesso às informações de telemetria do sistema CAN”, ressalta Barbosa.
Seja como for, o FleetBus foi desenvolvido conforme as atuais normas de proteção de dados LGPD e GDPR. Além disso, traz o conceito de Arquitetura Cyber Security desde fábrica, estando protegido de invasão indevida.