Mercado

Mercedes-Benz quer terceiro lugar em vendas de caminhões pesados no Brasil

Com a chegada do Actros Evolution e maior oferta de serviços, Mercedes-Benz pretende crescer participação em pesados para 15%

Andrea Ramos

27 de fev, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz quer 15% do mercado de caminhões pesados em 2025
Actros Evolution
Crédito:Fotos: Andrea Ramos/Estradão
Mercedes-Benz quer 15% do mercado de caminhões pesados em 2025

A Mercedes-Benz do Brasil está implementando uma série de estratégias para aumentar em 5 pontos porcentuais sua participação nas vendas de caminhões pesados no Brasil. Com isso, a marca pretende fechar 2025 com 15% de participação no segmento.

De acordo com o gerente de marketing de produto da Mercedes-Benz, Marcos Andrade, o plano é bem ambicioso. Afinal, a disputa é com marcas consolidadas, como Scania e Volvo. Seja como for, se a meta for mesmo alcançada, a marca vai conquistar a terceira posição em vendas de pesados no País.

Mercedes-Benz
Mercedes-Benz vai ampliar oferta de modelos pesados no País; Fotos: Andrea Ramos/Estradão

Segundo Andrade, o objetivo é factível. “O segmento de pesados representa quase 60% das vendas totais de caminhões. Sendo que o rodoviário responde por quase 80% desse volume. Assim, temos condições de escalonar”, afirma.

Mercedes-Benz aposta na linha Actros

Atualmente, a marca tem 10% de participação de vendas do segmento de pesados. Para ampliar os resultados, a marca aposta na ampliação da disponibilidade de veículos. Bem como na introdução de novos serviços de pós-venda.


O executivo revela que embarcadores e grandes empresas de transporte impõem uma meta de disponibilidade do caminhão superior a 95%. Dessa forma, fazem seu cálculo financeiro baseado nessa meta.

Por essa razão, na hora de escolher o modelo de caminhão e até o volume da compra, os empresários levam em conta a disponibilidade. Em razão disso, a Mercedes-Benz aprimorou sua gama de veículos para atender essa categoria com o Actros. Do mesmo modo, expandiu a oferta de serviços de pós-venda.

Actros Evolution tem maior disponibilidade

Dessa demanda é que a Mercedes-Benz apresentou na Fenatran, o Actros Evolution. A linha começou a ser emplacada desde janeiro de 2025. Uma série de aprimoramentos técnicos tornaram o caminhão pesado da marca mais disponível.

Nesse sentido, o caminhão chega com alguns aprimoramentos, como suspensão metálica para as versões com tração 4x2 e 6x2. O sistema já é de série na configuração 6x4. Porém, com a maior demanda para os caminhões 6x2 em razão da migração para o implemento 4º eixo, aumentou a busca pela suspensão que é considerada mais parruda para algumas aplicações e rotas.

Além disso, o Actros Evolution passa a contar com bateria de maior amperagem, de 230 Ah e capacidade de recarga mais rápida. Isso tem relação com o aumento de recursos eletrônicos e tecnológicos que exigem mais da bateria.


Outra novidade é o filtro coalescente, com maior capacidade de filtrar o ar comprimido e o novo compressor de ar para os motores OM 460. Por tudo isso, a Mercedes-Benz afirma que o Actros ganhou 33% mais disponibilidade. Em outras palavras, menos paradas para manutenção.

Oferta de serviços ampliada

Do mesmo modo, para complementar a oferta, a Mercedes-Benz também foca nos serviços. Nesse sentido, a marca investiu em soluções digitais com a plataforma Fleetboard, que é integrada ao Mercedes-Benz Up Time. Ou seja, soluções que oferecem acompanhamento dos veículos em tempo real.

Dessa forma, é possível prever o momento da manutenção, evitando paradas não programadas. O que reduz custo de operação, já que o veículo fica menos tempo parado.

Ainda sobre o pós-venda, a Mercedes-Benz apresentou o Complete Flex. Trata-se de um plano de manutenção em que o cliente paga apenas pela quilometragem rodada.

“Mas a nossa oferta de serviço é ampla. O que nos permite oferecer soluções conforme a operação do cliente”, diz Andrade.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião