Notícias

Iveco entrega dois S-eWay a hidrogênio para a BMW

Com os caminhões a hidrogênio, Iveco quer demonstrar a viabilidade da tecnologia para zerar as emissões no transporte rodoviário de longa distância

Redação

24 de fev, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Iveco entrega dois S-eWay Fuel-Cell a hidrogênio para a BMW
Iveco entrega dois S-eWay Fuel-Cell a hidrogênio para a BMW
Crédito:Fotos: Iveco
Iveco entrega dois S-eWay Fuel-Cell a hidrogênio para a BMW

A Iveco entregou dois caminhões pesados S-eWay Fuel Cell à BMW, parceira do projeto H2Haul. Ou seja, trata-se de um projeto europeu com o objetivo demonstrar a alta confiabilidade dos caminhões movidos a hidrogênio como uma solução viável de zero emissões para as necessidades de transporte da Europa.

Dessa forma, o projeto é cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, parceira europeia para o fomento de tecnologias a hidrogênio. Seja como for, para provar a solidez da tecnologia, testes operacionais de campo começam a ocorrer em várias operações reais. Para isso, a Iveco conta com a colaboração de fornecedores de hidrogênio e em diferentes ecossistemas geográficos.

Iveco entrega dois S-eWay Fuel-Cell a hidrogênio para a BMW
Os caminhões a hidrogênio vão rodar cerca de 400 km na logística da BMW na Alemanha - Fotos: Iveco

Contudo, com este marco, a Iveco quer reforçar o seu compromisso com o avanço da mobilidade sustentável. Assim como com a construção do futuro da logística de zero emissões na Europa.

Caminhões são entregues à BMW

Seja como for, a entrega dos caminhões S-eWay Fuel Cell ocorreu durante um evento organizado pela BMW em Leipzig, na Alemanha. O evento ainda marcou a inauguração de duas estações de reabastecimento de hidrogênio da TEAL Mobility, em Leipzig e Hormersdorf. Ou seja, um passo essencial para a construção da infraestrutura necessária para a logística de hidrogênio e o transporte comercial.


“A entrega dos nossos dois primeiros caminhões S-eWay Fuel Cell para a BMW representa um avanço significativo na comprovação da viabilidade e escalabilidade do transporte de longa distância movido a hidrogênio. Por meio de nossa participação ativa no projeto H2Haul, temos orgulho de contribuir para abrir caminho para um futuro de zero emissões no setor de transporte da Europa”, diz o chefe de desenvolvimento de negócios de propulsão alternativa da Iveco, Giandomenico Fioretti.

Sobre o Iveco S-eWay Fuel Cell

O S-eWay a hidrogênio oferece um alcance de até 800 km, com um tempo de reabastecimento rápido de menos de 20 minutos. Ou seja, equivalente ao do caminhão movido a diesel.

Além disso, pode acomodar 70 kg de H2 comprimido a 700 bar de pressão. Os caminhões vão fazer o transporte de peças entre a Baviera (Nuremberg) e Leipzig (fábrica da BMW), cerca de 430 km. Dessa forma, contam com suporte de duas novas estações de reabastecimento de hidrogênio.

A participação da Iveco no projeto H2Haul faz parte de sua abordagem multi-energia para a descarbonização. A fabricante está focada no desenvolvimento de diferentes soluções de motorização alternativa, para oferecer aos clientes a melhor opção conforme suas operações.

Iveco entrega dois S-eWay Fuel-Cell a hidrogênio para a BMW
Os caminhões têm autonomia para rodar 800 km - Fotos: Iveco

Enquanto monitora o progresso tecnológico e a evolução do quadro regulatório, a marca continua contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de hidrogênio para aplicações de transporte pesado. Nesse sentido, como exemplo inclui o protótipo Iveco S-Way com motor a hidrogênio FPT Industrial XCursor de 13 litros.

Há ainda o caminhão conceito híbrido em série de grande porte. Modelo com sistema de extensão de alcance a hidrogênio FPT Industrial Cursor 9, ambos apresentados no IAA 2024.

Os dois caminhões Iveco S-eWay Fuel Cell entregues à BMW fazem parte de uma frota de 12 veículos pesados movidos a hidrogênio que a marca está implantando em locais estratégicos pela Europa. Nesse sentido, Alemanha, França e Suíça estão entre os países que integram o projeto H2Haul.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião