A ZF e a Goodyear anunciaram uma parceria estratégica para oferecer ao mercado brasileiro uma solução integrada de monitoramento remoto de pneus, voltada a frotistas de veículos comerciais. A iniciativa combina as tecnologias das duas empresas para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos, bem como melhorar a segurança do transporte rodoviário.
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A solução usa o SCALAR EVO Pulse, equipamento de conectividade da ZF, para coletar e transmitir, em tempo real, dados sobre temperatura e pressão dos pneus. A plataforma Goodyear Mobility Cloud recebe essas informações e as monitora continuamente. Assim, se houver alguma irregularidade, o sistema gera alertas e os encaminha aos frotistas, permitindo ações preventivas para evitar problemas mecânicos e acidentes.
Além do monitoramento de pneus por meio do sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring System), a tecnologia oferece funcionalidades como geolocalização dos veículos e registro de hodômetro, inclusive de implementos rodoviários. Ademais, se o veículo contar com um sistema de freios EBS, o escopo dos dados aumenta, abrangendo alertas de frenagem, controle de estabilidade e monitoramento da carga transportada. Segundo as empresas, solução também colabora para a redução de emissões de CO2.
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Fernanda Baré, Gerente Sênior de Serviços & Soluções da Goodyear do Brasil, ressalta que as empresas desenvolveram a nova solução com base nas necessidades do mercado. “O Goodyear TPMS PLUS permite que os clientes obtenham ganhos financeiros e benefícios indiretos, além de reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirma.
Solução aumenta vida útil do pneu
De acordo com as empresas, testes indicaram que a solução de monitoramento remoto e alertas proporciona um aumento médio de 13% na quilometragem dos pneus. Além disso, o sistema é compatível com pneus, caminhões e implementos de qualquer marca.
Instalados no interior dos pneus, os sensores da ZF, envolvidos com material blindado, têm uma vida útil mínima de seis anos. Já a transmissão dos dados para a central de controle operada pela Goodyear ocorre via eMTC, o mesmo sinal empregado em telefones celular.
![Goodyear, ZF](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/13165012/Goodyear_ZF2-1160x652.jpg)
“A ZF possui um know-how de engenharia automotiva de mais de um século de atuação. Trazemos esse conhecimento técnico e de qualidade para nossos produtos, o que significa que eles são idealizados e desenvolvidos de acordo com as rigorosas necessidades de aplicações automotivas”, diz Maurício Paguaga, Gerente Sênior da Linha de Negócios de Soluções Digitais e Industriais da ZF Aftermarket.