A venda de caminhões elétricos no Brasil ainda não deslanchou. Segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, em janeiro foram emplacadas 139 unidades. Embora o resultado seja tímido em números absolutos, representa alta de 104,4% ante as 68 vendas feitas em janeiro de 2023.
Seja como for, a oferta de produtos não para de crescer. Sobretudo de caminhões elétricos voltados a operações de transporte de curtas distâncias. Afinal, esse tipo de veículo tem maior potencial de venda, especialmente em grandes áreas metropolitanas. Nesse sentido, a Mercedes-Benz vai iniciar em breve os testes do Fuso eCanter no Brasil.
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Caminhões elétricos pesados iniciam testes no Brasil
Porém, também há apostas no segmento de pesados, como o Scania G 33. Apresentado no Brasil em 2024, o primeiro cavalo-mecânico elétrico pesado da marca no País vai ser testado em operações reais por clientes. Conforme a Scania, as vendas devem começar em 2026.
No mesmo sentido, a Mercedes-Benz vai iniciar em breve os testes com os eActros 300 e 400. Ou seja, os dois caminhões elétricos também vão ser utilizados em operações reais por grandes clientes da marca no Brasil. Assim com o Scania, os novos Mercedes devem ser vendidos a partir de 2026.
Além disso, a TEVX Higer promete lançar ainda em fevereiro um modelo de sua linha de caminhões elétricos no Brasil. Conforme a marca chinesa, trata-se do pesado Eon eTruck com tração 6x4, capacidade de 49 toneladas de carga e autonomia com 250 km de autonomia.
Ampla oferta no Brasil
O Estradão listou as principais opções de caminhões elétricos oferecidos no mercado brasileiro. Todos têm Peso Bruto Total (PBT) acima de 3,5 t. Confira a lista por marca, em ordem alfabética:
BYD
No Brasil, a BYD oferece dois modelos: eT5 7.200 e eT18 21.250. Conforme a marca chinesa, ambos vêm com baterias de fosfato ferro-lítio. A dupla pode atuar em variados tipos de operações de transporte. Ou seja, desde saneamento até frigoríficas. De acordo com a BYD, a autonomia e há sistema de frenagem regenerativa. Conforme a marca, a recarga completa das baterias pode ser feita em menos de 2 horas.
eT5 7.200
Autonomia: 185 km
Peso bruto total (PBT): 7.200 kg
Capacidade de carga: 3.900 kg
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eT18 21.250:
Autonomia: 165 km
Capacidade de carga: 13.300 kg
Peso bruto total (PBT): 21.250 kg
Ford
A Ford eTransit chegou ao País em 2024 nas versões furgão e chassi-cabine. Todas têm motor elétrico com potência de 198 kW, equivalentes a 269 cv. O torque de 43,8 mkgf está disponível de forma imediata, como é de praxe em veículos elétricos. A tração é no eixo traseiro.
Conforme a Ford, as baterias de íons de lítio têm 68 kWh de capacidade. Além disso, a recarga pode ser feita tanto em sistemas de corrente alternada, de até 11,5 kWh, quanto contínua de até 115 kWh. No primeiro, são necessárias 8 horas e rápido, em cerca de 35 minutos.
![Mercado de caminhões elétricos começa a crescer no Brasil](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/11111126/Ford-E-Transit-Chassi_3-1160x709.jpg)
eTransit:
Autonomia: 317 km
Capacidade de carga: 1.401 kg/ 2.100 kg
Peso bruto total (PBT): 3.500 / 4.200 kg
Foton
O Foton iBlue se adequa às atividades urbanas e interurbanas. Além disso, tem plataforma de carga de 4.140 mm de comprimento. Conforme a marca, há duas baterias fornecidas pela CATL, de 81 kWh cada. O motor elétrico gera potência de 115 kW, equivalentes a 156 cv, e torque máximo de 93,9 mkgf.
iBlue:
Autonomia: 200 km
Capacidade de carga: 3.575 kg
Peso bruto total (PBT): 6.000 kg
![Mercado de caminhões elétricos começa a crescer no Brasil](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/11111231/Foton-Iblueq-1160x861.jpg)
Iveco
Segundo a Iveco, a linha eDaily tem chassi modular. Portanto, isso se traduz em versões com diferentes capacidades. Além disso, a autonomia pode variar de acordo com o modo de condução escolhido.
No caso do chassi-cabine, a tração é na traseira e há opções com um, dois ou três pacotes de baterias. Segundo a marca, os conjuntos são fornecidos pela FPT Industrial e os motores elétricos têm potências entre 100 kW e 140 kW. Ou seja, de 136 cv a 190 cv, aproximadamente.
eDaily:
Autonomia: 100 ka a 300 km
Capacidade de carga: 2.200 kg a 4.500 kg
Peso bruto total (PBT): 4.200 kg a 7.200 kg
JAC Motors
A JAC é a marca com a linha mais extensa de caminhões elétricos do País. Nesse sentido, são cinco modelos para atender as categorias semileves, leves e médios vocacionais.
Nesse sentido, a marca oferece desde chassi-cabine ao caminhão 4x2 com PBT de 18 t que se receber o terceiro eixo, a capacidade amplia para 26 t. Portanto, sendo adequado para aplicações como coleta de lixo, bem como betoneira.
Todavia, o mais popular da marca, o iEV1200T, é o primeiro caminhão com a tecnologia a ingressar no País. Dessa forma, sendo o elétrico mais popular no transporte de carga nas cidades.
JAC E-JV CC:
Autonomia: 240 km
Capacidade de carga: 1.350 kg
Peso bruto total (PBT): 3.450 kg / 4.200 kg na versão Plus
JAC iEV1200T:
Autonomia: 200 km
Capacidade de carga: 4.150 kg
Peso bruto total (PBT): 7.500 kg
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JAC E-JT9,5:
Autonomia: 150 km
Capacidade de carga: 6.200 kg
Peso bruto total (PBT): 9.500 kg
JAC E-JT 12,5:
Autonomia: 250 km
Capacidade de carga: 8.630 kg
Peso bruto total (PBT): 12.500 kg
JAC E-JT18,0:
Autonomia: 300 ~ 500 km
Capacidade de carga: 11.150 kg
Peso bruto total (PBT): 17.000 kg
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz eSprinter chegou ao Brasil no fim de 2024. Assim, traz opções como furgão e o caminhão eSprinter Truck. As opções de baterias vão de 81 kWh a 113 kWh.
De acordo com a marca, os principais componentes do trem de força da eSprinter são o motor e o eixo traseiro elétricos. O motor síncrono de ímã permanente (PSM) pesa cerca de 130 kg e gera potência de 150 kW, equivalentes a 200 cv, e torque de 41 mkgf.
eSprinter Truck:
Autonomia: 329 km
Capacidade de carga: 1.900 kg
Peso bruto total (PBT): 4.250 kg
Volvo
O Volvo FM Electric é o primeiro pesado com a tecnologia a bateria no País. Dessa forma, o modelo entrega potência de 490 kW, equivalente 660 cv. Além disso, conta com até rês motores elétricos e até seis baterias que somam 540 kWh.
Conforme a marca, o carregamento leva de 1h30 a 8h. Ou seja, de acordo com a quantidade de baterias e o tipo de carregador. Porém, vale lembrar que o modelo só é oferecido no Brasil por meio de locação. De acordo com a marca, os frotistas receberão suporte técnico exclusivo durante esse primeiro ciclo de vida do veículo.
FM Electric:
Autonomia: 300 km
Capacidade de carga: Não declarada
Peso bruto total (PBT): 44.000 kg
Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO)
A Volkswagen lançou os caminhões elétricos da linha e-Delivery no Brasil em 2021. Ou seja, são os primeiros veículos elétricos desenvolvidos e produzidos na América Latina. Conforme a marca, desde então foram negociados cerca de 700 unidades.
De acordo com a VWCO, os principais clientes são grandes embarcadores, como Ambev, Femsa e Mercado Livre.
O e-Delivery de 14 t tem motor WEG de cerca de 400 cv de potência e 250 mkgf de torque. Já a versão de 11 t tem motor de 280 kW, ou 375 cv. Novidade na linha, teve o frete ampliado em 7%, para 237,7 mkgf, disponíveis de modo imediato, como é comum em veículos elétricos.
![Mercado de caminhões elétricos começa a crescer no Brasil](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/11112030/IMG_4277.jpg)
e-Delivery 11:
Autonomia: 120 km
Capacidade de carga: 6.320 kg
Peso bruto total (PBT): 10.700 kg
e-Delivery 14:
Autonomia: 120 km
Capacidade de carga: 9.055 kg
Peso bruto total (PBT): 14.300 kg
XCMG
Na Fenatran de 2024, a XCMG apresentou sua nova linha de caminhões elétricos disponíveis no Brasil. Conforme a marca chinesa, são três opções nos segmentos de leves, médios e pesados. Ou seja, os modelos são: E3-10T, E7-18T e E7-80T.
A empresa tem fábrica em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, e 45 concessionárias no País. Além disso, tem operações focadas no suporte técnico e distribuição de peças em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).
E3-10T:
Autonomia: 250 km
Capacidade de carga: 6.480 kg
Peso bruto total (PBT): 10.000 kg
E7-18T:
Autonomia: 250 km
Capacidade de carga: 8.350 kg
Peso bruto total (PBT): 16.000 kg
![](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/11112313/E7-80T-1160x652.jpg)
E7-80T:
Autonomia: 250 km
Capacidade de carga: Não declarada
Peso bruto total (PBT): 23.000 kg