Mercado

Caminhões elétricos: veja os modelos à venda no Brasil

Embora as vendas ainda sejam baixas no Brasil, ampla oferta de caminhões elétricos vai de leves a cavalo-mecânico com quase 750 cv

Andrea Ramos

11 de fev, 2025 · 13 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo FM Electric
Volvo FM Electric
Crédito:Fotos: Volvo
Volvo FM Electric

A venda de caminhões elétricos no Brasil ainda não deslanchou. Segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, em janeiro foram emplacadas 139 unidades. Embora o resultado seja tímido em números absolutos, representa alta de 104,4% ante as 68 vendas feitas em janeiro de 2023.

Seja como for, a oferta de produtos não para de crescer. Sobretudo de caminhões elétricos voltados a operações de transporte de curtas distâncias. Afinal, esse tipo de veículo tem maior potencial de venda, especialmente em grandes áreas metropolitanas. Nesse sentido, a Mercedes-Benz vai iniciar em breve os testes do Fuso eCanter no Brasil.

VEJA MAIS
Scania The Legend celebra 55 anos do motor V8 da marca sueca

Rodovias em SP adotam sistema que pesam caminhões em movimento
Produção de caminhões recua 24,7% em janeiro, diz Anfeva; veja os números


Publicidade

Caminhões elétricos pesados iniciam testes no Brasil

Porém, também há apostas no segmento de pesados, como o Scania G 33. Apresentado no Brasil em 2024, o primeiro cavalo-mecânico elétrico pesado da marca no País vai ser testado em operações reais por clientes. Conforme a Scania, as vendas devem começar em 2026.

No mesmo sentido, a Mercedes-Benz vai iniciar em breve os testes com os eActros 300 e 400. Ou seja, os dois caminhões elétricos também vão ser utilizados em operações reais por grandes clientes da marca no Brasil. Assim com o Scania, os novos Mercedes devem ser vendidos a partir de 2026.

Além disso, a TEVX Higer promete lançar ainda em fevereiro um modelo de sua linha de caminhões elétricos no Brasil. Conforme a marca chinesa, trata-se do pesado Eon eTruck com tração 6x4, capacidade de 49 toneladas de carga e autonomia com 250 km de autonomia.


Ampla oferta no Brasil

O Estradão listou as principais opções de caminhões elétricos oferecidos no mercado brasileiro. Todos têm Peso Bruto Total (PBT) acima de 3,5 t. Confira a lista por marca, em ordem alfabética:

BYD

No Brasil, a BYD oferece dois modelos: eT5 7.200 e eT18 21.250. Conforme a marca chinesa, ambos vêm com baterias de fosfato ferro-lítio. A dupla pode atuar em variados tipos de operações de transporte. Ou seja, desde saneamento até frigoríficas. De acordo com a BYD, a autonomia e há sistema de frenagem regenerativa. Conforme a marca, a recarga completa das baterias pode ser feita em menos de 2 horas.

eT5 7.200


Autonomia: 185 km
Peso bruto total (PBT): 7.200 kg
Capacidade de carga: 3.900 kg

Mercado de caminhões elétricos começa a crescer no Brasil
O caminhão da BYD eT18 pode atuar em operações de transporte rodoviárias e vocacionais; Fotos: BYD

eT18 21.250:


Autonomia: 165 km
Capacidade de carga: 13.300 kg
Peso bruto total (PBT): 21.250 kg

Ford

A Ford eTransit chegou ao País em 2024 nas versões furgão e chassi-cabine. Todas têm motor elétrico com potência de 198 kW, equivalentes a 269 cv. O torque de 43,8 mkgf está disponível de forma imediata, como é de praxe em veículos elétricos. A tração é no eixo traseiro.

Conforme a Ford, as baterias de íons de lítio têm 68 kWh de capacidade. Além disso, a recarga pode ser feita tanto em sistemas de corrente alternada, de até 11,5 kWh, quanto contínua de até 115 kWh. No primeiro, são necessárias 8 horas e rápido, em cerca de 35 minutos.


Mercado de caminhões elétricos começa a crescer no Brasil
Ford eTransit pode ser recarregada em sistemas rápidos em cerca de 35 minutos; Fotos: Ford

eTransit:

Autonomia: 317 km
Capacidade de carga: 1.401 kg/ 2.100 kg
Peso bruto total (PBT): 3.500 / 4.200 kg


Foton

O Foton iBlue se adequa às atividades urbanas e interurbanas. Além disso, tem plataforma de carga de 4.140 mm de comprimento. Conforme a marca, há duas baterias fornecidas pela CATL, de 81 kWh cada. O motor elétrico gera potência de 115 kW, equivalentes a 156 cv, e torque máximo de 93,9 mkgf.

iBlue:

Autonomia: 200 km
Capacidade de carga: 3.575 kg
Peso bruto total (PBT): 6.000 kg


Mercado de caminhões elétricos começa a crescer no Brasil
Caminhão da Foton vem da China com com motor elétrico de 156 cv de potência; Fotos: Foton

Iveco

Segundo a Iveco, a linha eDaily tem chassi modular. Portanto, isso se traduz em versões com diferentes capacidades. Além disso, a autonomia pode variar de acordo com o modo de condução escolhido.

No caso do chassi-cabine, a tração é na traseira e há opções com um, dois ou três pacotes de baterias. Segundo a marca, os conjuntos são fornecidos pela FPT Industrial e os motores elétricos têm potências entre 100 kW e 140 kW. Ou seja, de 136 cv a 190 cv, aproximadamente.


eDaily:

Autonomia: 100 ka a 300 km
Capacidade de carga: 2.200 kg a 4.500 kg
Peso bruto total (PBT): 4.200 kg a 7.200 kg

JAC Motors

A JAC é a marca com a linha mais extensa de caminhões elétricos do País. Nesse sentido, são cinco modelos para atender as categorias semileves, leves e médios vocacionais.


Nesse sentido, a marca oferece desde chassi-cabine ao caminhão 4x2 com PBT de 18 t que se receber o terceiro eixo, a capacidade amplia para 26 t. Portanto, sendo adequado para aplicações como coleta de lixo, bem como betoneira.

Todavia, o mais popular da marca, o iEV1200T, é o primeiro caminhão com a tecnologia a ingressar no País. Dessa forma, sendo o elétrico mais popular no transporte de carga nas cidades.

JAC E-JV CC:


Autonomia: 240 km

Capacidade de carga: 1.350 kg

Peso bruto total (PBT): 3.450 kg / 4.200 kg na versão Plus


JAC iEV1200T:

Autonomia: 200 km

Capacidade de carga: 4.150 kg


Peso bruto total (PBT): 7.500 kg

Mercado de caminhões elétricos começa a crescer no Brasil
Com 250 km de autonomia, JAC E-JT 12,5 foca operações urbanas e de curtas distâncias; Fotos: JAC

JAC E-JT9,5:


Autonomia: 150 km
Capacidade de carga: 6.200 kg
Peso bruto total (PBT): 9.500 kg

JAC E-JT 12,5:

Autonomia: 250 km
Capacidade de carga: 8.630 kg
Peso bruto total (PBT): 12.500 kg


JAC E-JT18,0:

Autonomia: 300 ~ 500 km
Capacidade de carga: 11.150 kg
Peso bruto total (PBT): 17.000 kg

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz eSprinter chegou ao Brasil no fim de 2024. Assim, traz opções como furgão e o caminhão eSprinter Truck. As opções de baterias vão de 81 kWh a 113 kWh.


De acordo com a marca, os principais componentes do trem de força da eSprinter são o motor e o eixo traseiro elétricos. O motor síncrono de ímã permanente (PSM) pesa cerca de 130 kg e gera potência de 150 kW, equivalentes a 200 cv, e torque de 41 mkgf.

eSprinter Truck:

Autonomia: 329 km
Capacidade de carga: 1.900 kg
Peso bruto total (PBT): 4.250 kg


Volvo

O Volvo FM Electric é o primeiro pesado com a tecnologia a bateria no País. Dessa forma, o modelo entrega potência de 490 kW, equivalente 660 cv. Além disso, conta com até rês motores elétricos e até seis baterias que somam 540 kWh.

Conforme a marca, o carregamento leva de 1h30 a 8h. Ou seja, de acordo com a quantidade de baterias e o tipo de carregador. Porém, vale lembrar que o modelo só é oferecido no Brasil por meio de locação. De acordo com a marca, os frotistas receberão suporte técnico exclusivo durante esse primeiro ciclo de vida do veículo.

FM Electric:


Autonomia: 300 km
Capacidade de carga: Não declarada
Peso bruto total (PBT): 44.000 kg

Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO)

A Volkswagen lançou os caminhões elétricos da linha e-Delivery no Brasil em 2021. Ou seja, são os primeiros veículos elétricos desenvolvidos e produzidos na América Latina. Conforme a marca, desde então foram negociados cerca de 700 unidades.

De acordo com a VWCO, os principais clientes são grandes embarcadores, como Ambev, Femsa e Mercado Livre.


O e-Delivery de 14 t tem motor WEG de cerca de 400 cv de potência e 250 mkgf de torque. Já a versão de 11 t tem motor de 280 kW, ou 375 cv. Novidade na linha, teve o frete ampliado em 7%, para 237,7 mkgf, disponíveis de modo imediato, como é comum em veículos elétricos.

Mercado de caminhões elétricos começa a crescer no Brasil
Os caminhões elétricos VW e-Delivery são desenvolvidos e produzidos no Brasil; Fotos: VWCO

e-Delivery 11:


Autonomia: 120 km
Capacidade de carga: 6.320 kg
Peso bruto total (PBT): 10.700 kg

e-Delivery 14:

Autonomia: 120 km
Capacidade de carga: 9.055 kg
Peso bruto total (PBT): 14.300 kg


XCMG

Na Fenatran de 2024, a XCMG apresentou sua nova linha de caminhões elétricos disponíveis no Brasil. Conforme a marca chinesa, são três opções nos segmentos de leves, médios e pesados. Ou seja, os modelos são: E3-10T, E7-18T e E7-80T.

A empresa tem fábrica em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, e 45 concessionárias no País. Além disso, tem operações focadas no suporte técnico e distribuição de peças em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).

E3-10T:


Autonomia: 250 km
Capacidade de carga: 6.480 kg
Peso bruto total (PBT): 10.000 kg

E7-18T:

Autonomia: 250 km
Capacidade de carga: 8.350 kg
Peso bruto total (PBT): 16.000 kg


Com motor de 747 cv, E7-80T é o caminhão elétrico mais potente à venda no Brasil; Fotos: XCMG

E7-80T:

Autonomia: 250 km
Capacidade de carga: Não declarada
Peso bruto total (PBT): 23.000 kg


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião