Notícias

Empresa dos EUA apresenta solução para converter caminhão a diesel em híbrido

Sistema desenvolvido pela ReVolt Motors converte caminhão a diesel em híbrido e proporciona uma economia de combustível de até 40%

Thiago Vinholes

12 de fev, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

ReVolt Motors, caminhão híbrido,
Caminhão com motorização híbrida será apresentado na feira Mid-America Trucking Show, em março
Crédito:ReVolt/Divulgação

A ReVolt Motors, empresa sediada no Texas, anunciou o lançamento de um sistema de conversão para transformar caminhões a diesel em híbridos nos Estados Unidos. A companhia apresentará a novidade ao público na feira Mid-America Trucking Show, entre os dias 27 a 29 de março, em Louisville, Kentucky. No evento, a empresa mostrará um caminhão pesado Peterbilt 379 convertido em híbrido.

O sistema híbrido desenvolvido pela ReVolt permite que os caminhões alternem entre o motor a diesel, utilizado em rodovias, e um modo elétrico para circulação em áreas com restrições de emissões. De acordo com o fabricante, o objetivo é oferecer uma alternativa viável para frotistas e caminhoneiros autônomos nos EUA que buscam reduzir custos operacionais e atender a regulamentações ambientais sem abrir mão dos veículos que já possuem.

Conforme anunciado pela empresa, a introdução do motor elétrico proporciona economia de combustível de até 40% e pode alcançar uma eficiência de 5,1 km/l. Além disso, o sistema elimina a necessidade de uma unidade de energia auxiliar no caminhão, garantindo climatização contínua na cabine sem exigir que o motor a diesel permaneça ligado quando o veículo está parado.


Publicidade

Kit transforma caminhão diesel em híbrido plug-in

A solução criada pela ReVolt adiciona ao caminhão um motor elétrico montado no eixo traseiro, uma duas baterias, um sistema de freio regenerativo e um painel de controle adicional. A empresa ainda altera as configurações do motor a diesel, que passa a funcionar como gerador para repor a energia do sistema híbrido. Também é possível recarregar o dispositivo por fontes externas.

De acordo com a empresa, o caminhão convertido em híbrido alcança 660 cv de potência e 613,8 mkgf de torque. Como comparação, o Peterbilt 379 original, dependendo da versão, dispõe de 425 cv e 288,9 mkgf.

“Os motoristas não deveriam ter que escolher entre perder suas rotas de longa data por causa de mudanças nos ambientes regulatórios ou perder o caminhão no qual já fizeram investimentos significativos”, disse Gus Gardner, fundador e CEO da ReVolt Motors. “Os caminhoneiros americanos querem que seus caminhões reflitam sua identidade, e nossa tecnologia permite que eles continuem dirigindo os caminhões que amam enquanto ainda ganham a vida.”


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião