A Renault anunciou uma nova linha de veículos comerciais 100% elétricos que chegarão ao mercado europeu em 2026. São três modelos diferentes: o minicaminhão Goelette E-Tech, a van Trafic E-Tech e o furgão Estafette E-Tech. A montadora francesa desenvolveu os modelos em parceria com a Flexis, empresa formada pelo Renault Group, Volvo Group e CMA CGM Group.
- VEJA MAIS:
- Vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás crescem, mas são menos de 2% do total vendido
- Comgás instala postos de gás para caminhões em três grandes empresas do Brasil
- Frota brasileira passa de 123 milhões de veículos; caminhões e ônibus são 4% do total
Segundo a Renault, os três produtos vão ser feitos na fábrica de Sandouville, na França. Além disso, a marca informou que os modelos utilizam uma plataforma modular “skateboard” com a arquitetura SDV, sigla em inglês para Software-Defined Vehicle (Veículo Definido por Software, em tradução livre). Conforme a empresa, essa solução integra software e hardware e permite que os veículos recebam atualizações, bem como novas funcionalidades, sem a necessidade de modificações físicas.
Renault Goelette E-Tech
![Renault, Goelette E-Tech](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/10164446/RenaultGoelette-E-Tech-1160x652.jpg)
A Renault se inspirou no antigo modelo comercial Goelette, vendido entre 1956 e 1966, para criar o novo Goelette E-Tech. Conforme anunciado pelo fabricante, o modelo, em versões chassi cabine, baú e basculante, permitirá diferentes tipos de conversão para atender frotistas e pequenos empreendedores com necessidades específicas. Ademais, o veículo adapta-se a diferentes tipos de carga e o proprietário pode equipá-lo com múltiplos acessórios para otimizar o uso comercial, segundo o fabricante.
Publicidade
Renault Trafic E-Tech
![Renault, Trafic E-Tech](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/10164455/RenaultTraficE-Tech-1160x653.jpg)
A Trafic E-Tech representa a quarta geração do modelo lançado em 1980 e que soma mais de 2,5 milhões de unidades produzidas. Com desenho atualizado e balanço dianteiro curto, a nova versão prioriza a praticidade e o espaço interno, mantendo um raio de giro semelhante ao do hatch Renault Clio. A van tem menos de 1,90 metro de altura. Assim, pode entrar em acessos subterrâneos, por exemplo.
Estafette E-Tech
![Estafette E-Tech,](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/10164439/RenaultEstafetteE-Tech-1160x652.jpg)
Inspirado no furgão Estafette, dos anos 1960, o Estafette E-Tech resgata o nome do antigo veículo comercial da Renault e também suas funcionalidade para uso urbano. De acordo com a montadora, o modelo possui dimensões compactas, com 5,27 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 2,60 m de altura. Além disso, o veículo conta com uma porta lateral deslizando e uma porta de enrolar na traseira.
Por ora, a Renault não divulgou detalhes sobre a motorização e desempenho dos três veículos. Contudo, o fabricante informou que revelará mais informações sobre os novos modelos nos próximos meses.