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Vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás crescem, mas são menos de 2% do total

Licenciamentos de caminhões e ônibus elétricos e a gás cresceram em janeiro, mas 98% das vendas ainda são de veículos a diesel

Thiago Vinholes

10 de fev, 2025 · 3 minutos de leitura.

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caminhões e ônibus, VWCO,
Licenciamentos de caminhões e ônibus elétricos cresceu 104,4% em janeiro de 2025
Crédito:VWCO/Divulgações

Os segmentos de caminhões e ônibus com motorização elétrica e a gás cresceram expressivamente em janeiro de 2025. Conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta segunda-feira (10), a categoria de veículos pesados com motorização elétrica registrou 139 unidades licenciadas, um aumento de 104,41% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já o setor de modelos a gás, com 72 licenciamentos, teve uma alta de 1.100% em relação ao primeiro mês de 2024.

No entanto, apesar dos resultados positivos, as vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás representaram menos de 2% do total de licenciamentos da categoria no primeiro mês do ano. De acordo a Anfavea, os modelos elétricos corresponderam a 0,6%, e os a gás, a 0,2%. Assim, a maioria das vendas em janeiro no segmento consistiu em veículos com motorização diesel, totalizando 98,1%.

Além disso, em relação a dezembro de 2024, os licenciamentos de caminhões e ônibus elétricos e a gás cresceram 1% em janeiro deste ano. Com esse avanço, os veículos a diesel representaram menos de 99% das vendas no mês. A última vez que essa participação ficou abaixo desse patamar foi em fevereiro de 2022, quando alcançou 97,8%.


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O informe da associação do fabricantes, porém, não distingue as quantidades separadas de caminhões e ônibus pelo tipo de motorização. Todavia, a Anfavea registrou 1.784 ônibus e 9.410 caminhões licenciados em janeiro. Dessa forma, houve crescimento de 14,5% e 55%, pela ordem, nessas categorias, comparado ao mesmo período em 2024.

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