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ZF Traxon terá segunda geração e versão híbrida no Brasil

Nova ZF Traxon vai reduzir consumo de diesel, tornar as trocas mais dinâmicas e terá proteção contra hackers; versão híbrida entrará em testes

Andrea Ramos

06 de fev, 2025 · 3 minutos de leitura.

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ZF Traxon terá uma segunda geração e ganhará versão híbrida no Brasil
ZF Traxon terá uma segunda geração e ganhará versão híbrida no Brasil
Crédito:Fotos: ZF
ZF Traxon terá uma segunda geração e ganhará versão híbrida no Brasil

A transmissão automatizada ZF Traxon vai receber uma 2ª geração no Brasil. A informação foi dada pelo vice-presidente de negócios para veículos comerciais ZF da América do Sul, Silvio Furtado. Conforme o executivo, essa nova transmissão chega a partir do próximo ano aos caminhões, para atender às demandas de segurança cibernética. Em outras palavras, o componente terá uma proteção contra possíveis ataques hackers.

ZF Traxon terá uma segunda geração e ganhará versão híbrida no Brasil
Silvio Furtado, da ZF, diz que segunda geração da Traxon chega ano que vem e versão híbrida logo entra em testes no Brasil (ZF/Divulgação)

"A segurança cibernética é uma tendência, os caminhões já estão saindo de fábrica com alguma proteção. E faz todo sentido que componentes também tenham essa segurança embarcada", explica Furtado. Além disso, o câmbio vai receber nova parametrização para ganhar eficiência. Por exemplo, trocas mais rápidas e maior inteligência embarcada.


Nesse sentido, a ZF Traxon usa o GPS para "mapear" a rota. E, assim, "lê" 2,5 km da estrada adiante e consegue antecipar trocas de marcha, para aumentar a economia de diesel. O componente equipa, por exemplo, os caminhões DAF XF e Iveco S-Way, bem como o Volkswagen Meteor.

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Brasil vai receber a Traxon híbrida

ZF Traxon terá uma segunda geração e ganhará versão híbrida no Brasil
O motor elétrico da futura Traxon híbrida vai resultar em mais economia de diesel (ZF/Divulgação)

Ainda sobre a eficiência, a Traxon vai ganhar uma versão híbrida. Neste caso, o motor elétrico vai reduzir o esforço do motor do caminhão, o que vai diminuir o consumo de diesel. Por ora, a transmissão vai chegar ao Brasil para testes. Mas a intenção é oferecer a opção nos próximos anos. Conforme Furtado, há demanda pela tecnologia no País.


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