Para celebrar os 55 anos de lançamento de seu motor V8, a Scania criou o modelo especial V8 The Legend (a lenda), em tradução livre. O caminhão tem grafismos exclusivos e foi um dos destaques do estande da marca na Fenatran 2024. Depois disso, o cavalo-mecânico exclusivo foi comprado pela Pedra Brilhante Transportes, de Santa Catarina.
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Ou seja, a pintura especial, com vários tons de azul e vermelho, destaca a grafia "V8". Vale lembrar que, das marcas de caminhões mais conhecidas do mundo, a Scania é a única que ainda mantém um motor V8 nos vários mercados em que atua.
Segundo a empresa, motor é o DC16 123 de oito cilindros em V que gera potência de 770 cv e torque de 337,2 mkgf de torque a partir das 1.000 rpm. Além disso, a cabine é a "S", a de topo de linha da gama, com teto alto e piso totalmente plano. A tração é 6x2.
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Scania com motor V8 ganha nova transmissão
Conforme a Scania um dos destaques da linha com motor V8 no Brasil é a transmissão G38. Ou seja, com os mesmos atributos e tecnologias das caixas G25 e G33 da família de caminhões Super. “Trata-se de uma caixa lançada simultaneamente nos vários mercados onde a Scania atua", diz Marcello Galão, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania do Brasil.
Nesse sentido, a G38 segue o mesmo padrão das "irmãs" menores. Em outras palavras, sua nomenclatura está ligada ao torque do motor. Ou seja, a G25 equipa caminhões com motores de até 2.500 Nm (cerca de 255 mkgf) e a G33, os com 3.600 Nm (367 mkgf). Portanto, a G38 é para os com 3.800 Nm (em torno de 388 mkgf), como é o caso dos V8.
Além disso, a G38 é cerca de 80 kg mais leve que sua antecessora, GRS926. Para isso, é toda feita de alumínio. Segundo a Scania, o sistema não é banhado a óleo. Ou seja, a lubrificação utiliza spray. Como resultado, houve redução de 150 milissegundos nas trocas de marcha.
Conforme a fabricante, a primeira marcha é quatro vezes mais reduzida (20:81) e a última, Overdrive (0.78). Em outras palavras, na prática o caminhão tem mais fôlego para arrancar em rampas em primeira marcha. Bem como o motor pode trabalhar em menor rotação na última, o que reduz o consumo de diesel e as emissões de poluentes.
Recomendações
Conforme Gallão, a Scania recomenda a escolha da cabine S para as versões do modelo com motor V8 com tração 6x2 e 6x4. Porém, para a 4x2 a marca sugere a cabine R. De acordo com ele, isso reflete na performance do caminhão, uma vez que contribui como a melhor distribuição de peso.
Para o V8, outro diferencial é a opção de suspensão a ar na dianteira. Assim, entrega conforto extra ao operador. E a possibilidade de o sistema eletrônico de gestão do modelo realizar leituras considerando o peso total do caminhão. Além disso, se o implemento também tiver suspensão a ar, o operador pode aferir o peso do conjunto completo.