Conforme publicado pelo Estradão, a Kia Motors lançará na Europa, inicialmente no Reino Unido, o seu primeiro veículo utilitário elétrico. Segundo a marca sul-coreana, o modelo foi desenvolvido sobre a nova Platform Beyond Vehicle (PBV), algo como "plataforma além do veículo", em tradução livre. Porém, a meta e trazer os novos modelos também ao Brasil. Conforme fontes ligadas à representante da empresa no País, esses veículos podem chegar em 2026.
Assim, é possível esperar uma ampla gama de modelos. De acordo com a classificação criada pela Kia, os veículos são classificados com as nomenclaturas PV1 e PV3, de modelos menores. Porém, há opções bem maiores, como PV5, primeiro lançamento da nova família na Europa. Além desses, há também o PV7, com dimensões equivalentes às da linha Mercedes-Benz Sprinter e Iveco Daily, por exemplo.
VEJA TAMBÉM
Arla 32 adulterado prejudica emissões e causa 'quebra' do motor do caminhão
Iveco vende 72 S-Way Metallica, caminhão alusivo a turnê da banda
Venda de consórcio de pesados vai crescer 10% puxada pela safra de grãos
Publicidade
O modelo PV5 que terá vendas iniciadas em abril no velho continente nas diversas opções para o trabalho. Ou seja, com três tipos de carroceria: Basic (Passageiro), Van (Entrega) teto alto ou baixo e Chassi Cabine. A Kia também planeja desenvolver um modelo Robotaxi, de tecnologia de direção autônoma. Porém, esta versão não é confirmada no País.
Kia se prepara em nível global para a chegada dos utilitários elétricos
Todavia, vale lembrar que a marca construiu uma nova fábrica na Coreia exclusiva para a produção desses modelos. E com capacidade produtiva inicial de 150 mil unidades por ano. Ou seja, o que leva a crer que a Kia tem planos ambiciosos para a nova gama de utilitários elétricos em nível global.
Por isso, conforme executivos da marca na Europa, a empresa vai contar com um processo de fabricação personalizado e flexível. Assim, visando às mais diversas demandas dos variados mercados.
Seja como for, o PV5 chega ao Reino Unido por £ 30.600, valor de um modelo de entrada, tanto em equipamentos como quantidade de baterias. Equivalente a R$ 225,5 mil na conversão direta, sem impostos.