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Veja quanto custa abastecer o Volvo FH 540, o caminhão mais vendido do Brasil

Abastecer o Volvo FH 540 6x4 para longas distâncias rodoviárias, o transportador gasta o equivalente a quatro salários

Andrea Ramos

23 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Veja quanto é abastecer o tanque do Volvo FH 540, o mais vendido do Brasil
Volvo FH 2025
Crédito:Fotos: Volvo
Veja quanto é abastecer o tanque do Volvo FH 540, o mais vendido do Brasil

O Volvo FH 540 6x4 é o caminhão mais vendido do Brasil há 12 anos, sendo seis deles consecutivos. Portanto, o modelo desperta curiosidades, sobretudo dos fãs da marca. Uma delas é com relação ao consumo de diesel. Assim, o Estradão foi buscar essa informação. Com base na ficha técnica fornecida pela Volvo Caminhões, obtemos as opções de tamanho de tanque de diesel.

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Dessa forma, para chegar ao valor médio do abastecimento do FH, consideramos o preço médio do litro do diesel S10 no Brasil, que até a primeira quinzena de janeiro, estava em torno de R$ 6,29. Do mesmo modo, consideramos o abastecimento do Volvo FH na versão com distância entre os eixos de 3.600 mm.


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Assim, tendo mais espaço no chassi para receber dois tanques de cada lado, de 490 litros cada. Essa configuração de tanque é o limite oferecido pela Volvo. Isso porque atende operações de longas distâncias rodoviárias.

Seja como for, encher o tanque do Volvo FH 540 6x4 custa em torno de R$ 6.200. Ou seja, o equivalente a quase quatro salários mínimos.

Sobre o FH 540 6x4

Um dos atributos do FH está relacionado ao consumo de diesel. Apesar de ser complexo cravar um dado, já que isso vai depender do tipo de carga, peso a ser transportado e tipo de implemento, no geral, quem compra o caminhão mais pesado da Volvo está satisfeito. Não por acaso, em 2024 foram 7.765 unidades vendidas.


Todavia, um dos destaques do caminhão está debaixo do túnel. O motor Volvo D13C, de 13 litros e seis-cilindros em linha, que desenvolve potência de 540 cv de 1.450 a 1.900 rpm, e torque de 265,3 mkgf que se desenvolve na faixa de 1.050 a 1.450 rpm.

Veja quanto é abastecer o tanque do Volvo FH 540, o mais vendido do Brasil
Linha 2025 do Volvo FH tem a opção dos retrovisores digitais em vez dos tradicionais - Fotos: Volvo

Esse motor é combinado à transmissão I-Shift de 12 marchas, sendo 1 reduzida, automatizada. Com esse trem de força, o modelo conta com freio-motor VEB510. Ou seja, com 510 cv de capacidade de frenagem. Mas dependendo da operação, se necessário for, a Volvo oferece como opcional o freio retarder. Dessa forma, a potência de frenagem do caminhão chega a dobrar, partindo para mais de 1.000 cv.


O FH 540 traçado é voltado às operações de longas distâncias rodoviárias. Por isso, vai bem em atividades com implementos como bitrenzão e rodotrem, composições de 9 eixos. Por essa razão, parte considerável de suas vendas atende ao negócio agro.

Segurança embarcada deu boa fama ao FH

Um outro predicado do Volvo FH, aí se estende a toda a linha, é a segurança embarcada. Isso porque em 2010, a Volvo no Brasil foi a primeira a introduzir sistemas de segurança ativa nos caminhões, mesmo como opcional.

Atualmente, na linha 2025, o cliente pode levar para a frota um caminhão com câmera no lugar dos retrovisores. O sistema é mais seguro e mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica. Dentro dos recursos sob o guarda-chuva do ADAS há o leitor de faixa de rodagem, alerta de colisão com frenagem de emergência, sistema para evitar colisões laterais e leitor de placas, por exemplo.


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