Notícias

Ônibus elétrico Azure da TEVX Higer será testado em Aracaju

Desde 2021 presente com ônibus no mercado brasileiro, TVEX Higer estreia o modelo elétrico Azure em Aracaju, SE, para testes no transporte de passageiros

Redação

22 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Cidade de Aracaju inicia primeira operação com ônibus elétrico da TEVX Higer
Azure
Crédito:Fotos: TEVX Higer
Cidade de Aracaju inicia primeira operação com ônibus elétrico da TEVX Higer

Quem utiliza o transporte público em Aracaju, SE, a partir de agora vai viver uma nova experiência. A prefeitura deu início nesta semana a operação experimental com ônibus elétrico. O modelo eleito é da TEVX Higer.

Dessa forma, os testes vão correr nas linhas circulares 001 e 002. Elas cortam a cidade de uma ponta a outra. Ou seja, da zona Norte à Zona Sul.

Com zero emissão de gases de efeito estufa, o ônibus da TVEX Higer que vai operar no município é o Azure  A12 BR, de 12 metros Padron. O modelo oferece baixo ruído graças ao motor elétrico a bateria. Sendo capaz de transportar até 76 passageiros.


Publicidade

VEJA TAMBÉM
Ônibus elétricos conduzidos por mulheres farão rotas históricas de Buenos Aires
EUA avançam na substituição de ônibus escolares a diesel por elétricos
Clássicos Mercedes-Benz estão em exposição fora da fábrica na Alemanha

Autonomia

Em operação carregado, segundo o fabricante, o modelo entrega autonomia média de 300 km com uma única recarga. Todavia, essa recarga pode ser potencializada em até 30% pelo seu sistema de freios regenerativos. Além disso, o veículo conta com um conjunto de baterias de 385 kWh recarregável em até 2,5 horas.

“É um orgulho contribuir com toda a nossa tecnologia para o projeto de Aracaju, que quer avançar no conceito de cidade inteligente. Queremos demonstrar de forma prática que é possível oferecer um serviço de qualidade e que beneficie a saúde de todos”, afirma o CEO da TEVX Higer Carlos Eduardo Souza.


Cidade de Aracaju inicia primeira operação com ônibus elétrico da TEVX Higer
Modelo Azure de 12 metros tem autonomia de 300 km e leva até 76 passageiros - Fotos: TEVX Higer

Higer Azure entrega acessibilidade

Seja como for, o Azure traz acessibilidade. Nesse sentido, traz piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, bem como área para cadeira de rodas com assento dobrável. Além disso, é equipado com rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros.

Dentro do ônibus, os passageiros têm à disposição de tomadas USB em todos os assentos. O que permite o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé.


O ônibus ainda é equipado com Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado com saídas de ar individuais. Para ampliar a qualidade a bordo, os vidros contam com tratamento UV que garantem o conforto térmico.

Segurança ao motorista

Com o objetivo de proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras, o veículo também é equipado com painel digital e câmeras externas. Além disso, o Azure é construído em monobloco. Conforme a TEVX Higer, isso traz redução de peso em comparação aos ônibus montados com chassi e carroceria. O que reduz o impacto no pavimento.

Ademais, conforme o fabricante, o modelo Azure ainda permite aos operadores uma economia nos custos de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel. E de até 80% nos custos operacionais totais.


Atualmente, o Azure está em operação em outras cidades do País. Entre elas Cascavel, PR, e Belém, PA. Além disso, está em demonstração em Florianópolis, SC, Campinas, SP e Curitiba, PR. Assim como Salvador, BA, e São José dos Campos, SP.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião