O caminhão é uma coisa, e os implementos rodoviários são outra, mas um depende do outro, mesmo sendo vendidos separadamente. Mas isso nunca foi um problema. Pelo contrário, é uma combinação que abre um enorme leque de possibilidades para os caminhões, que podem transportar de tudo e em grandes volumes com segurança para qualquer lugar onde exista uma estrada.
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No Brasil, a indústria de implementos rodoviários é um dos setores mais movimentados do setor automotivo. E ele sempre cresce (ou diminui) acompanhando as vendas de caminhões. Em 2024, os fabricantes de implementos brasileiros entregaram total de 159.203 unidades. No mesmo período, as montadoras de caminhões produziram mais de 130 mil veículos no País. Dá 1,2 implemento por caminhão. Ou seja, o mesmo caminhão pode rodar com diferentes implementos.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), por exemplo, reúne quase 200 nomes instalados no Brasil que movimentam essa cadeia. São empresas que produzem eixos, pneus, componentes elétricos, suspensões, alumínio, aço e tudo o que é necessário para montar um implemento, trabalho feito pelas implementadoras. Os nomes dessas fabricantes sempre aparecem na traseira da carreta. Guerra, Randon, Librelato, Facchini são algumas das mais famosas.
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Os implementos rodoviários, que parecem rústicos e simples à primeira vista, possuem um design desenvolvido com alto nível de engenharia e precisão. Afinal, são eles que extraem o máximo de um caminhão. Conheça os principais tipos de implementos mais usados no Brasil e o que cada um deles pode transportar:
Carreta
A carreta é o implemento mais utilizado no Brasil, tanto que esse nome virou uma generalização desse tipo de equipamento. Ela realiza diferentes trabalhos e, por isso, os fabricantes produzem em diversas configurações. Por exemplo, as carretas abertas transportam cargas secas que não sofrem danos com as condições climáticas, como materiais de construção. Mais um tipo, as carretas fechadas, também chamadas de baú ou sider, levam cargas mais sensíveis que exigem maior proteção. Caminhões com esse tipo de implemento transportam mercadorias como produtos eletrônicos e alimentos. Outro exemplo é o caminhão de mudança, que tem um carreta baú, ou veículos que transportam carne em implementos refrigerados.
Semirreboque
Semirreboque não é um implemento, mas sim a sua configuração. É uma carreta que é engata na traseira do caminhão, sempre um cavalo mecânico. Ela recebe esse nome pois não é um reboque completo, um veículo que se equilibra sozinho. Tem de um a três eixos e serve de base para todos os implementos rebocados por caminhões – e não instalados em modelos com chassis longos, os caminhões “toco”.
Implemento basculante
Esse é o caminhão que transporta cargas como areia, terra e pedras em construções e campos de mineração. Tem esse nome pois é uma caçamba com sistema de báscula. Esse equipamento funciona com um braço mecânico, que ergue um lado da carreta e descarrega a carga pela força da gravidade.
Cegonha
Os populares caminhões cegonha são na maioria dos casos cavalos mecânicos que rebocam carretas especiais para transportar automóveis e outros tipos de veículos, incluindo até outros caminhões. O nome desse tipo de implemento no Brasil vem da ave cegonha, conhecida por "transportar" bebês nos contos populares. Possuem rampas com mecanismos hidráulicos que permitem embarcar e desembarcar os veículos em dois níveis. Hoje em dia, muitas cegonhas têm carretas fechadas com lonas.
Implemento graneleiro
O implemento graneleiro, que transporta cargas a granel, é uma peça importante no agronegócio. São essas carretas que transportam grãos e fertilizantes. Nesses modelos, o descarregamento ocorre por gravidade pelas portas laterais, ou pela parte superior aberta, por dispositivos externos. Em trechos longos, esses implementos rodam cobertos com lonas para proteger a carga.
Tanque
Se o implemento do caminhão é um tanque cilíndrico, então ele transporta uma carga líquida. Pode ser combustível, produtos químicos ou alimentos líquidos, como suco de laranja. Além disso, outras variantes de implementos tanques transportam gases.
Compactador de lixo
O caminhão de lixo é um veículo equipado com um implemento compactador de resíduos urbanos. Os implementadores instalam o equipamento em caminhões com chassi longo e tração 4x2 ou 6x2. O dispositivo funciona com a força do motor, por meio de uma ligação auxiliar na transmissão.