A Europa passa por uma crise econômica. Esta percepção, conforme a imprensa daquele continente, não é nova e é claramente comprovada pela recessão na Alemanha que, como resultado, reduziu drasticamente o consumo. Logo, afetando a venda de caminhões e ônibus. Em espcial dos Grupos Daimler e Traton.
Dessa forma, a indústria de veículos comerciais não teve como escapar da crise. Prova disso, são os números divulgados pelas gigantes alemãs.
VEJA TAMBÉM
CEO da Volvo diz que operações de transporte vão quintuplicar até 2050
MAN entrega primeiro caminhão eTGX à transportadora na Alemanha
Caminhões DAF para construção agora estão disponíveis em jogos
Publicidade
Ano passado foi ruim para as operações da MAN e da Mercedes-Benz
Dessa forma, na Daimler Truck as vendas caíram 12%. Ou seja, no ano passado foram registrados 460.409 veículos emplacados ante as 526.053 unidades em 2023.
Todavia, o Grupo Traton apresentou retração. Porém, bem mais tímida frente ao seu concorrente. Assim, as vendas mundiais caíram apenas 1%. Saindo de 338.200 unidades em 2023 para 334.200 veículos emplacados no ano passado.
Porém, se analisar o desempenho por marcas MAN é a que mais sofreu. A dona do caminhão TGX perdeu 18% em vendas no ano passado, com 95.700 veículos. Enquanto em 2023 foram vendidos 116.000 veículos.
Por outro lado, a Scania não foi impactada. Mas isso tem a ver com as operações da marca fora da Europa, como no Brasil, em que a fabricante do grifo cresceu cerca de 20%. Seja como for, nas vendas gerais, o que inclui a Europa, a fabricante cresceu 6%. Assim, registrou em vendas 102.100 unidades em 2024, ante às 95.974 no ano anterior.
A Mercedes-Benz Trucks caiu 20% no ano passado. Encerrando com 126.477 unidades vendidas ante as 151.772 em 2023.
Vendas estão estáveis na América do Norte, outro importante mercado
Os negócios na América do Norte, onde a Daimler e Traton também atuam, permanecem estáveis. A Daimler Trucks é dona das marcas Freightliner e Western Star. Enquanto a Traton atua com a marca International.
Mas apesar do mercado mais estável frente ao europeu, a Daimler Truck enfrentou uma pequena retração de 2%. Dessa forma, encerrando com 190.428 unidades ano passado, ante as 194.236 vendas registradas em 2023.
Já a Traton fechou com 90.600 veículos emplacados. Ou seja, crescimento de 2% frente os 88.788 caminhões e ônibus comercializados na região em 2023.
Todavia, a imprensa internacional destaca o avanço dos negócios do Grupo Traton na América do Sul. Sobretudo, puxado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 23% de crescimento. Assim, encerrando 2024 com 45.800 unidades vendidas na região, sendo 33 mil veículos da marca consumidos pelo mercado brasileiro.
Enquanto isso, a Daimler Truck sofreu a maior queda na Ásia. Encerrando com 125.234 unidades vendidas. Ou seja, retração de 22%.
Caminhões elétricos fizeram pouca diferença
A venda de caminhões elétricos, por sua vez, avançou um pouco para a Daimler Truck em 2024, embora de uma base muito baixa. Foram 4.035 veículos elétricos a bateria entregues entre janeiro e dezembro de 2024. Assim representando o aumento de 17%.
No entanto, na Traton, onde a produção de caminhões elétricos MAN e Scania começam a acontecer ainda timidamente, houve queda nas vendas de 18%. Ou seja, saindo de 2.110 em 2023 para 1.740 veículos no ano passado.