Tecnologia

Divisão da Daimler, Torc Robotics terá centro de caminhões autônomos nos EUA

Novo espaço da Torc Robotics no Texas dará suporte ao crescimento e desenvolvimento de caminhões autônomos nos Estados Unidos

Thiago Vinholes

20 de jan, 2025 · 6 minutos de leitura.

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Caminhão pesado Freightliner com sistema de direção autônoma da Torc Robotics
Crédito:Daimler Trucks/Divulgação

A Torc Robotics, subsidiária do grupo Daimler Truck, anunciou neste mês a abertura de um novo centro dedicado a caminhões autônomos nos Estados Unidos. Localizado em Dallas-Fort Worth, o local será um hub para as operações de testes de veículos autônomos da empresa e desenvolvimento da tecnologia. De acordo com companhia, a comercialização de seus caminhões com sistemas de direção autônomo e serviços nesse setor está programada para 2027.

O novo empreendimento ocupará uma área de 7,3 hectares e terá 2.043 metros quadrados de espaço para escritórios e centros de gerenciamento de frotas de caminhões autônomos. A Torc Robotics escolheu a localização devido à sua proximidade com a rodovia Interestadual 35, uma movimentada rota de carga entre Dallas e Laredo, no estado do Texas. Atualmente, esse trecho registra um fluxo diário de mais de 15 mil caminhões e movimenta um comércio de US$ 320 bilhões por ano.

Peter Vaughan Schmidt, CEO da Torc Robotics, destacou a importância do centro para marcar a presença da empresa no mercado de caminhões autônomos, bem como para melhorar as capacidades da tecnologia. "Este novo hub nos permitirá atender melhor nossos clientes e impulsionar a adoção de tecnologia autônoma no setor de logística", afirmou o executivo. "À medida que trabalhamos em direção à comercialização, o novo hub nos dará acesso a talentos, recursos e rotas que não tínhamos antes."


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Da mesma forma, Andrew Culhane, diretor comercial da Torc, comentou que o novo centro no Texas é consequência dos avanços da empresa em tecnologias de direção autônoma. “Isso vem na esteira da validação bem-sucedida do teste de aceitação de nossos caminhões autônomos sem motorista em um ambiente de várias faixas, pista fechada e velocidade de rodovia, demonstrando ainda mais nossa dedicação aos mais altos padrões de segurança e maturidade do produto.”

Texas lidera iniciativas de caminhões autônomos nos EUA

Estado com a maior concentração de caminhões nos EUA, o Texas lidera as iniciativas de direção autônoma para veículos pesados no país. Assim, a construção do centro da Torc Robotics na região é apenas um exemplo das várias ações desse tipo em desenvolvimento na região.

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O Volvo VNL Autonomous emprega o sistema de direção da Aurora -Volvo/Divulgação

Recentemente, a DHL Supply Chain, empresa das áreas de logística e transporte, deu início à operações com caminhões autônomos da Volvo no Texas. Os veículos da empresa, baseados no modelo pesado VNL da marca sueca, estão em operação nos trechos de Dallas a Houston e de Fort Worth a El Paso. A primeira rota tem aproximadamente 400 quilômetros, enquanto a segunda tem extensão de cerca de 1.100 quilômetros.

O Volvo VNL Autonomous utiliza o dispositivo de orientação e controle Aurora Driver, desenvolvido pela Aurora Innovation. A empresa, com sede nos EUA, é parceira da Volvo no projeto do caminhão autônomo. O sistema de direção autônoma inclui sensores, câmeras de alta resolução, radares de imagem e lidar de longo alcance. Além disso, um software com inteligência artificial controla o veículo.

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Caminhão autônomo com sistema da Kodiak rodou 80.000 milhas nos EUA sem registrar incidentes - J.B. Hunt Transport Services/Divulgação

Outro exemplo é a operação da transportadora texana J.B. Hunt Transport Services, que opera caminhões autônomos com sistema de condução da Kodiak Robotics. No ano passado, a empresa celebrou o marco 50.000 milhas (80.000 quilômetros) percorridas com um caminhão autônomo no trecho entre Dallas, no Texas, e Atlanta, na Geórgia.

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