O presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundestedt, afirmou que a demanda por transporte rodoviário ao redor do mundo vai aumentar cinco vezes entre 2010 e 2050. Ele fez a declaração durante uma apresentação na Consumer Electronics Show (CES), realizada na última semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.
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De acordo com o website Truck News, no evento, Lundstedt destacou a importância do setor no mundo moderno e afirmou que caminhões transportam mais de 70% dos bens utilizados diariamente por todas as pessoas. Além disso, o executivo também alertou sobre a dependência crítica da civilização em relação ao transporte rodoviário. Na visão do CEO da Volvo, sem o transporte rodoviário, "a sociedade colapsaria rapidamente. Os hospitais não teriam equipamentos médicos e as prateleiras dos supermercados ficariam vazias”, exemplificou.
O diretor do grupo sueco também abordou a conexão entre a eficiência no transporte e o crescimento econômico. Lundstedt citou estudos que mostram uma correlação direta entre as capacidades logísticas das regiões e seus índices de PIB per capita. Entretanto, ele reconheceu que o setor enfrenta desafios significativos, como impacto climático, poluição e congestionamento. “Com o transporte vêm efeitos colaterais negativos, mas a descarbonização do setor levará a novos níveis de prosperidade.”
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Para enfrentar o aumento da demanda por transporte de mercadorias e os desafios ambientais, o Grupo Volvo tem investido em inovações tecnológicas. Atualmente, a empresa trabalha em três frentes principais para atingir emissões zero: veículos elétricos a bateria, veículos elétricos movidos a células de combustível de hidrôgenio e motores de combustão interna que utilizam combustíveis sem origem fóssil.
Transporte de zero emissão e novas tecnologias
Segundo Lars Stenqvist, diretor de tecnologia da Volvo, a empresa aplicará soluções diferentes conforme as necessidades de cada região. "Veremos soluções diferentes para diferentes regiões do mundo. Até 2040, acreditamos que a maioria dos veículos será elétrica, mas não apenas um tipo de solução elétrica."
Outra iniciativa destacada pelo executivo foi o avanço na automação. A Volvo apresentou na CES um novo caminhão totalmente autônomo baseado no modelo VNL, equipado com o sistema Aurora Driver. A tecnologia, desenvolvida pela Aurora, permite que o veículo reaja com maior rapidez e precisão do que motoristas humanos. Esses caminhões já operam comercialmente em regime de teste no Texas, com planos de eliminação gradual da presença de motoristas de segurança na cabine.
Com o aumento expressivo da demanda global por transporte, Lundstedt reforçou que a colaboração entre empresas e indústrias será essencial. “Nenhuma empresa pode descarbonizar o setor sozinha. Parcerias são fundamentais para criar soluções sustentáveis e atender às necessidades crescentes de transporte”, concluiu o CEO da Volvo.