A venda de caminhões e ônibus elétricos no Brasil encerrou 2024 com crescimento importante. Em caminhões o avanço foi de 46,34%. Ou seja, entre janeiro e dezembro do ano passado foram emplacadas 480 unidades ante os 328 veículos comerciais vendidos em igual período em 2023.
Para a Fenabrave, que representa os concessionários do País, a alta está ligada ao aquecimento das vendas por meio de comércio eletrônico. Além disso, está havendo aumento da oferta de produtos, sobretudo da China. "Isso ajudou a aumentar as vendas”, diz o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.
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Todavia, em relação ao produto, a marca de caminhões que mais emplacou no ano passado foi a Volkswagen Caminhões com a linha e-Delivery. Com a tecnologia, a marca é representada pelos modelos de 11 t e 14 t. Assim, juntos, ambos encerraram 2024 com 236 unidades emplacadas. Isso garantiu à Volkswagen Caminhões a participação 49,17% nas vendas totais de caminhões elétricos no País (veja o ranking a seguir).
Venda de ônibus elétricos
Da mesma forma, houve avanço nas vendas de ônibus elétricos no Brasil no ano passado. Nesse sentido, no período, a indústria vendeu 314 unidades, ante os 86 ônibus vendidos entre janeiro e dezembro de 2023. Assim, apresentando uma variação positiva de 265,12%.
Esse crescimento tem relação com a maior presença dos ônibus elétricos no transporte urbano de passageiros. Algumas cidades do País têm projetos robustos de descarbonização no segmento. Do mesmo modo, muitas novidades foram apresentadas no ano passado na Latbus para atender o setor.
Venda de ônibus a gás ainda é mais tímida no País
A venda de caminhões a gás, conforme relatório da Anfavea, também apresentou importante crescimento de 48%. Dessa forma, entre janeiro a dezembro do ano passado foram emplacados 291 caminhões com a tecnologia. Enquanto que em 2023 foram 149 unidades vendidas.
Mas em volume, a venda dos veículos a gás ainda é menor. Por ora, apenas duas marcas oferecem o motor a gás. Ou seja, Scania e Iveco.
Porém, mais um fabricante vai estrear neste ano com a tecnologia, que é a XCMG. Na Fenatran a marca chinesa apresentou um caminhão GNL (gás natural liquefeito). Ou seja, o modelo P9-560G, que desenvolve potência de 560 cv e torque de 265,3 mkgf.
Veja a lista das marcas de caminhões e ônibus elétricos mais emplacadas
Caminhões
1. VW Caminhões - 236 (49,17%)
2. JAC - 156 (32,50%)
3. Nanjing - 29 (6,04%)
4. Volvo 20 - (4,17%)
5. Tesla - 18 (3,75%)
6. Foton - 15 (3,13%)
7. Mercedes-Benz - 2 (0,42%)
8. Scania - 2 (0,42%)
9. BYD – 1 (0,21%)
10. Giaffone – 1 (0,21%)
Ônibus
1. Induscar - 163 (51,91%)
2. Mercedes-Benz - 61 (19,43%)
3. BYD - 47 (14,97%)
4. Higer - 21 - (6,69%)
5. Marcopolo - 10 (3,18%)
6. Ankai - 9 (2,87%)
7. Volksbus - 2 (0,64%)
8. Volvo - 1 (0,32%)
Fonte: Fenabrave