A Amazon anunciou a maior aquisição de caminhões elétricos de sua história. Segundo a gigante do setor de comércio eletrônico, o pedido inclui mais de 200 unidades do Mercedes-Benz eActros 600. Da mesma forma, esta também é a maior encomenda de caminhões elétricos recebida pela fabricante alemã.
- VEJA MAIS:
- JSL anuncia 14ª edição do programa Mulheres na Direção em Arujá (SP)
- Confira as datas e os locais da temporada 2025 da Copa Truck
- Setor de implementos rodoviários cresceu 5,4% em 2024
De acordo com a Amazon, os caminhões elétricos vão ser utilizados em operações rodoviárias de média distância na Europa. Assim, vão conectar os centros de distribuição e triagem, bem como postos de entrega em países da região.
Como resultado, cerca de 140 unidades vão operar no Reino Unido e 50 na Alemanha. Conforme a Amazon, a previsão é de que esses caminhões transportem cerca de 350 milhões de encomendas por ano. E, diferentemente dos modelos a diesel, os Mercedes-Benz eActros 600 não produzem emissões.
Publicidade
Amazon ajudou a desenvolver eActros
A encomenda feita pela Amazon ocorre após a empresa fazer testes práticos com o eActros 600 em um de seus centros de logística Alemanha. Conforme Stina Fagerman, diretora de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, a empresa é um importante cliente no avanço do processo de descarbonização do transporte de cargas. "Um protótipo do eActros 600 foi testado pela Amazon, o que nos forneceu importantes informações antes do início da produção em série dos caminhões", diz.
De acordo com Andreas Marschner, vice-presidente de Sustentabilidade de Operações Globais da Amazon, os caminhões elétricos estão alinhados com a estratégia da empresa de zerar as emissões de carbono até 2040. “O pedido dos 200 eActros 600 ressalta o compromisso de eletrificar nossa rede de transporte na Europa”, afirma.
Caminhão elétrico de longo alcance
O eActros 600, lançado no fim de 2023, é um cavalo-mecânico elétrico com tração 4x2 capaz de rodar até 500 quilômetros entre as recargas. O número “600” faz referência à capacidade das baterias de fosfato de ferro-lítio, que passam de 600 kWh. Conforme dados da Mercedes-Benz, o modelo tem Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 40 toneladas.
Conforme a marca, em carregadores CCS de alta capacidade, com até 400 kW, dá para repor de 20% a 80% das baterias em cerca de 30 minutos. Dessa forma, a Mercedes-Benz informa que o eActros 600 pode percorrer mais de 1.000 quilômetros por dia. Além disso, o caminhão pode utilizar estações do tipo MCS, ainda mais potentes. No entanto, por ora esse sistema só está disponível em ambientes de teste.
O Mercedes-Benz eActros 600 tem dois motores elétricos localizados no eixo traseiro, conectados a uma transmissão automática de quatro marchas. De acordo com a fabricante, o conjunto gera o equivalente a 536 cv de potência contínua e pode alcançar picos temporários de 804 cv.
A produção em série do eActros 600 começou em novembro de 2024 e as primeiras entregas para clientes europeus foram feitas em dezembro. Atualmente, a Daimler Truck fabrica o modelo em Wörth, na Alemanha, juntamente com os outros modelos elétricos da linha. Ou seja, o eActros 300 e o eActros 400.