O Volkswagen Delivery 11.180 liderou, com folga, a venda de caminhões médios no Brasil em 2024. De acordo com a Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, foram emplacadas 5.960 unidades no ano passado. Dessa forma, ficando com 41,28% do segmento.
O caminhão além de liderar vendas por seis anos consecutivos, é o segundo mais vendido de toda a indústria. Ou seja, perde apenas para o pesado Volvo FH 540 que está na primeira posição nas vendas totais no período.
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Seja como for, o médio da Volkswagen é líder no segmento de médios desde 2018. Vale lembrar que a gama Delivery foi repaginada no final de 2017. Assim, logo no seu primeiro ano, o modelo conquistou a liderança e nunca mais a perdeu.
VW Delivery 11.180 tem motor Cummins de 175 cv
Segundo o engenheiro de marketing de produto da Volkswagen Caminhões, Allan Hungria, grande parte dos clientes que compram o modelo são empresas. O veículo atende operações como carga geral, baú, sider, frigorífico e guincho, por exemplo.
Todavia, estar na liderança rendeu ao veículo bom valor de revenda. O trem de força conhecido no mercado e a maior disponibilidade, Hungria enumera como outros atributos do modelo que tem preço sugerido de pouco mais de R$ 430 mil.
Nesse sentido, o Volkswagen Delivery 11.180 tem motor Cummins que gera potência de 175 cv a 2.800 rpm e torque de 61,1 mkgf entre 1.100 rpm e 1.800 rpm. O quatro-cilindros é acoplado à transmissão Eaton manual ou automatizada V-Tronic de 6 velocidades. E seu peso bruto total (PBT) é de 10,8 t.
Mercedes-Benz com nova cabine já incomoda
Mas de olho no movimento do mercado, com a chegada do novo competidor da Mercedes-Benz Accelo 1117, com nova cabine e PBT de 10,7 t, por R$ R$ 440 mil, a Volkswagen já trabalha no aprimoramento do Delivery 11.180. Nesse sentido, até 2026 o modelo da VWCO deve ganhar mais capacidade.
“Em termos de cabine, o nosso caminhão é moderno e está em linha com as demandas do mercado. E agora ele chega com a opção do pacote Highline com painel de instrumentos digital e multimídia de 7”. Isso mostra que estamos sempre evoluindo a fim de manter nossos veículos entre os preferidos do mercado”, explica Hungria.
O Accelo atual 1017 é o segundo colocado no ranking de venda de caminhões médios. Com ele, a Mercedes-Benz emplacou 4.576 unidades. Portanto, responde por 31,69% do mercado de médios.
Porém, o modelo já está com a cabine ultrapassada. O que levou a Mercedes-Benz a introduzir uma nova geração. E sabendo que o cliente do segmento de médios é sensível à preço, a marca optou por manter a geração atual e a nova no mercado. Por isso, a VWCO quer trazer novidades técnicas para se manter na liderança.
Seja como for, o Accelo 1017, que custa R$ 386.955, também tem motor de quatro-cilindros em linha, o MB OM-924, com potência de 163 cv a 2.200 rpm e torque de 62 mkgf de 1.200 a 1.600 rpm. Combinado a uma caixa manual ou automatizada de 6 marchas, produzida pela Mercedes-Benz G-70.
2025 VWCO quer aumentar a participação dos eDelivery
Com o aquecimento cada vez mais por frotas verdes no e-commerce, a Volkswagen Caminhões acredita que tem espaço para crescer com os seus modelos elétricos. No ano passado, os caminhões de 11 t e 14 t, juntos, emplacaram 236 unidades a diversos perfis de frotistas.
“Com a descarbonização no transporte em pauta, vemos oportunidades para os caminhões elétricos. O preço da tecnologia ainda é um desafio. Mas a gama é produzida no Brasil e tem linhas de crédito. Além disso, aumentamos a capacidade da versão de 11 t que saiu de 10,7 t para 11,4 t de capacidade, atendendo às demandas dos clientes”.
Confira os 10 caminhões médios mais vendidos em 2024
1. VW Delivery 11.180 – 504 (5.960)
2. MB Accelo 1017 – 509 (4.576)
3. Volkswagen Delivery 13.180 – 76 (860)
4. Iveco Tector 11-190 – 67 (740)
5. Mercedes-Benz 1317 – 82 (680)
6. Mercedes-Benz Atego 1419 – 66 (539)
7. Volkswagen Constellation 14.210 – 36 (358)
8. Foton Aumark 1217 A– 31 (277)
9. Volkswagen e-Delivery 14 – 1 (120)
10. Volkswagen e-Delivery 11 – 8 (116)
Fonte: Fenabrave