Mercado

Produção de caminhões e ônibus em 2025 deve ficar estável, diz Anfavea

O avanço na produção de caminhões e ônibus deverá ser de apenas 0,2%; altas taxas de juros é o ponto de atenção segundo a Anfavea, mesmo com o aquecimento do agro

Andrea Ramos

14 de jan, 2025 · 6 minutos de leitura.

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Produção de caminhões e ônibus vai ser estável no Brasil em 2025, prevê Anfavea
Produção de caminhões e ônibus vai ser estável no Brasil em 2025, prevê Anfavea
Crédito:Fotos: Scania
Produção de caminhões e ônibus vai ser estável no Brasil em 2025, prevê Anfavea

Para 2025, as fabricantes de caminhões e ônibus estão bem conservadoras com relação à produção. Conforme informações da Anfavea, que representa as empresas setor, 169,4 mil caminhões e ônibus devem ser fabricados neste ano. Ou seja, apenas 0,2% a mais do que os 169 mil feitos em 2024.

A projeção bastante tímida está relacionada às altas taxas de juros que preocupam as fabricantes. De acordo com profissionais do mercado, isso pode gerar dificuldade de acesso à linhas de crédito. Afinal, boa parte das compras de veículos comerciais é feita por meio de planos de financiamento.

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Conforme o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, para ser saudável, a indústria precisa crescer de maneira sustentável. Ou seja, isso requer maior oferta de crédito. “Em 2024, houve um crescimento importante em todos os segmentos da indústria, e relacionado com a oferta de crédito. Esse é o maior desafio neste ano”, diz.

Além disso, a Anfavea prevê aumento da taxa básica de juros (Selic), que deve sair dos atuais 12,25% ao ano, para 14,25%. Portanto, se esse número se confirmar, haverá impacto negativo, que pode inibir as vendas do segmento.

Ampliação das frotas e crescimento do agronegócio

Seja como for, para o vice-presidente da Anfavea, Eduardo Freitas, o mercado deverá continuar aquecido. De acordo com ele, grandes empresas do setor de transporte que compraram caminhões em 2020 devem renovar suas frotas neste ano. Além disso, o setor agrícola promete recorde de produção.


“Em 2024, o mercado se aqueceu por causa das vendas de caminhões pesados e semipesados. Porém, atendendo mais as operações de bens e serviços, assim como de construção. Para este ano, a indústria vai voltar a produzir para o agro”, aposta Freitas.

Perspectivas para o setor de ônibus são boas

Ainda conforme o VP da Anfavea, o setor de fretamento foi bom em 2024. O que culminou no aumento de 80% desse segmento. E isso tem relação com o crescimento do PIB. Do mesmo modo, o segmento de ônibus urbanos, o mais representativo do setor, cresceu 11%.

“Por isso, em 2025 o bom desempenho desses segmentos deve se manter. Assim como haverá a continuidade do (programa) Caminho da Escola, que deve levar a indústria a produzir mais veículos”, avalia Freitas.


Produção de caminhões e ônibus vai ser estável no Brasil em 2025, prevê Anfavea
Fabricantes vão entregar cerca de 8 mil ônibus ao Programa Caminho da Escola neste ano; Fotos: Iveco

Produção de caminhões e ônibus em 2024

Segundo dados da Anfavea, a produção de caminhões em 2024 foi 40,5% maior que em 2023. Ou seja, foram produzidas 141,3 mil unidades no ano passado, ante 100,5 mil no anterior. Da mesma forma, houve alta de 34,7% no volume de produção de ônibus. Em outras palavras, foram feitos 27.700 chassis em 2024. Enquanto que no ano anterior foram feitas 20.600 unidades.

 Agenda de prioridades da Anfavea para 2025

Elevar as exportações e desenvolver um programa de renovação de frota estão entre os temas que a Anfavea coloca como prioritários para a indústria de veículos em 2025.


“A renovação de frota depende de um fundo. Afinal, trata-se de uma política que envolve recursos. Por outro lado, o retorno desses investimentos é de curto prazo. Ainda mais quando analisamos os benefícios como redução de acidentes e de emissões”, explica Marcio de Lima Leite.

Seja como for, conforme Leite, a prioridade é que o programa de renovação de frota seja iniciado pelos veículos comerciais para depois alcançar os veículos leves. Todavia, é fundamental que junto com haja também um programa de inspeção técnica veicular. Porque trará maior efetividade.

"Há grande possibilidade de o programa de renovação de frota sair ainda em 2025. Talvez não da forma completa como desejamos. Mas é prioridade renovar a frota de caminhões e ônibus”.


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