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Mercedes-Benz do Brasil realiza primeiros testes de ônibus elétrico eO500U no Chile

A Mercedes-Benz do Brasil realizou os primeiros testes do chassi de ônibus elétrico eO500U fora do país, em uma ação realizada em Santiago, no Chile. De acordo com o fabricante, este marco representa a primeira demonstração do modelo com carroceria Caio eMillennium na América Latina.

Thiago Vinholes

14 de jan, 2025 · 4 minutos de leitura.

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O chassi eO500U da Mercedes-Benz foi testado no Chile com a nova carroceria eMillennium da Caio
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil realizou os primeiros testes do chassi de ônibus elétrico eO500U fora do país, em uma ação realizada em Santiago, no Chile. De acordo com o fabricante, este marco representa a primeira demonstração do modelo com carroceria Caio eMillennium na América Latina.

O Centro Regional Daimler América Latina e a Comercial Kaufmann, representante chileno da marca, coordenaram a exportação temporária do veículo para provas em trechos urbanos de Santiago.

“Com essa demonstração e início dos testes do eO500U no Chile, consolidamos mais um marco de expansão da nossa Empresa no rumo da eletromobilidade em ônibus na América Latina. Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos foi desenvolvido para o Brasil e para os países da América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes da região”, destaca Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina.


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eO500U com carroceria da Caio leva mais de 90 ocupantes

O chassi eO500U é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, com capacidade para receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento. Conforme dados da Mercedes-Benz, o veículo tem uma autonomia de 250 quilômetros e pode repor a carga completa das baterias em até três horas.

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O eO500U utiliza baterias de nova geração, do tipo NMC3 - Mercedes-Benz/Divulgação

Ainda de acordo com o fabricante, o eO500U fabricado no Brasil utiliza baterias do tipo NMC3 (de níquel, manganês e cobalto), de terceira geração. Essa mesma tecnologia também equipa os ônibus elétricos eCitaro da Daimler Buses disponíveis na Europa.


O modelo testado no Chile, com a carroceria eMillennium da Caio, comporta até 91 pessoas, sendo 27 sentadas e 64 em pé. Além disso, o modelo conta com ar-condicionado, tomadas USB, Wi-Fi, rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais e poltronas semi-estofadas. Ademais, o ônibus possui quatro itinerários na parte externa e um conjunto de iluminação interna em LED.

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