O mercado de financiamentos de veículos pesados, como caminhões e ônibus, registrou um crescimento de 13,8% em 2024 em relação ao ano anterior, com 621.018 unidades novas e usadas financiadas. O resultado reflete a crescente demanda por transporte de carga e passageiros, bem como a maior confiança no setor logístico. A B3, responsável por operar o Sistema Nacional de Gravames (SNG), divulgou os dados. Essa base é a maior do Brasil para restrições financeiras de veículos.
- VEJA MAIS:
- JSL anuncia 14ª edição do programa Mulheres na Direção em Arujá (SP)
- Confira as datas e os locais da temporada 2025 da Copa Truck
- Setor de implementos rodoviários cresceu 5,4% em 2024
Somente em dezembro, o segmento de veículos pesados apresentou um aumento de 12,2% nos financiamentos em comparação com o mesmo mês de 2023. Conforme a B3, esse desempenho reforça a tendência de recuperação e expansão do setor, especialmente no período final do ano, tradicionalmente aquecido para operações financeiras.
Além disso, o segmento de autos e comerciais leves também registrou alta, com um aumento de 19% nos financiamentos em 2024, quando comparado a 2023. No último mês de dezembro, por exemplo, esse setor registrou um aumento de 5,5% nas operações de financiamento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Publicidade
Financiamentos de veículos cresceram 20,4% em 2024
Em um panorama geral, o mercado de financiamentos de veículos novos e usados no Brasil atingiu um crescimento de 20,4% em 2024, com um total de 7,2 milhões de unidades financiadas, considerando autos leves, pesados e motocicletas.
De acordo com Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, fatores econômicos impulsionaram os financiamentos de veículos pesados em 2024. O aquecimento das vendas no varejo, estabilidade do mercado de trabalho e a ampliação do crédito com garantia contribuíram diretamente para esse crescimento. Além disso, indicadores de inadimplência controlados também incentivaram um aumento nas operações financeiras.
“Os resultados de 2024 confirmam um ano bastante positivo, com acréscimo de 1,2 milhão de veículos financiados em relação a 2023. Esta é a melhor marca desde 2011, quando atingimos 7,7 milhões de unidades”, destacou Ferro.