Ao longo de todos os meses de 2024, o Volkswagen Delivery 9.180 nunca saiu do primeiro lugar do ranking de vendas de caminhões leves do Brasil. Dessa forma, encerrou o ano com 2.344 unidades vendidas, o que representa 40,8% de participação do segmento. Além disso, o modelo ocupa a 15ª posição nas vendas totais de caminhões no Brasil.
O caminhão leve da Volkswagen está na liderança de vendas de sua categoria desde o seu primeiro ano de lançamento, em 2018. Para ficar tanto tempo como o preferido do consumidor brasileiro, o modelo traz vários predicados. É o caso da cabine, considerada como uma das mais modernas do segmento. Segundo a marca, neste ano o modelo trará boas novidades.
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Assim, o Delivery 9.180 passa a contar com itens como volante multifuncional com regulagem na coluna e rádio com Bluetooth. Além do banco do motorista com suspensão pneumática.
Também oferece retrovisores, travas das portas e janelas com acionamento elétrico, bem como ar-condicionado, suporte para celular no painel e portas do tipo USB e USB-C. Além disso, o para-choque é pintado da mesma cor da carroceria.
Outra novidade é o pacote Highline que dispõe de central multimídia com tela de sete polegadas e painel de instrumentos digital. Esses itens entram como opcionais.
Preço e competidores
Vale lembrar que o comportamento do consumidor de caminhão leve é diferente do comprador de caminhão pesado. O preço é um fator decisivo para o cliente de veículos leves. Enquanto que o pós-venda e a maior disponibilidade e conforto, são fatores mais importantes para quem opera com o pesado, já que estes modelos viajam por longas distâncias rodoviárias.
Seja como for, o Delivery 0-km custa R$ 430.125, valor superior ao do seu principal rival Accelo 817. Modelo que ficou na vice-liderança de vendas em 2024 com 1.583 unidades, e 27,58% de participação no segmento. Esse modelo da estrela 0-km custa R$ 368.833.
Todavia, a Mercedes-Benz lançou a nova cabine para a família Accelo que, como novidade, traz um novo design e a maior capacidade técnica de até 800 kg de capacidade, e que se chama Accelo 917. Este modelo custa R$ 412 mil.
Porém, a bordo, conforme a Mercedes-Benz, o veículo permanece com a mesma oferta presente na cabine da linha atual. Mas cabine atual permanece à venda junto com a nova.
Ou seja, há porta-objetos, encosto de banco reclinável do tipo mesa, volante similar ao dos automóveis da marca e coluna de direção regulável. Assim como computador de bordo e sistema de diagnose, vidros e retrovisores elétricos, ar-condicionado e cobertura de degraus. No mesmo sentido, há versão de cabine estendida, na qual há espaço para acomodar bagagens de mão.
Tecnicamente, caminhões são equivalentes
O Volkswagen Delivery tem motor Cummins ISF com potência de 180 cv e torque de 61,2 mkgf. De acordo com a marca, transmissão fornecida pela Eaton tem seis marchas e pode ser manual ou automatizada.
Da mesma forma, o Mercedes-Benz Accelo 817 tem mecânica bastante conhecida. Segundo a empresa, trata-se do motor OM 924 LA que gera 163 cv e 62 mkgf. O câmbio, também feito pela Mercedes-Benz, é o G-70 de seis velocidades. Assim como no rival, há opções manual e automatizada.
Caminhões leves mais vendidos em dezembro e em 2024
- Volkswagen Delivery 9.180 – 138 (2.344)
- Mercedes-Benz Accelo 817 – 166 (1.583)
- Iveco Daily 65-170 – 28 (392)
- Iveco Tector 9-190 – 55 (375)
- Volkswagen Delivery 6.170 – 22 (274)
- Hyundai HD 80 – 1 (154)
- Foton Aumark S 715 – 13 (129)
- JAC IEV 1200T – 8 (119)
- Foton Aumark S 916 – 7 (78)
- VW Delivery 9-170 – 2 (60)
Fonte: Fenabrave