Notícias

Tesla Semi, caminhão de Elon Musk, começa a ser vendido em 2025

Já há planos para começar a produzir o caminhão Tesla Semi em grande volume ainda neste ano na nova fábrica que está sendo construída em Nevada, nos Estados Unidos

Redação

09 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla Semi, caminhão de Elon Musk, pode ter vendas iniciadas no final deste ano
Tesla Semi da Pepsico
Crédito:Pepsico/Divulgação
Tesla Semi, caminhão de Elon Musk, pode ter vendas iniciadas no final deste ano

Em 2017, Elon Musk prometeu que o Tesla Semi seria lançado em 2020. Porém, até 2022 menos de 100 unidades foram entregues à Pepsico para testes. Agora, finalmente, a produção em série deve ter início e, nesse caso, o modelo deverá entrar em fase de vendas.

Segundo a marca, isso vai ser possível justamente por casa dos testes feitos em operações reais feias pela Pepsico. Atualmente, a empresa avalia cerca de 70 unidades do Semi.

VEJA TAMBÉM
Caminhões que começam 2025 em destaque no Brasil e no mundo
Pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório agora é exclusivo por tag elétrônica
CEO da Braspress dis que Brasil pode ter 'apagão logístico'


Publicidade

Conforme o diretor do programa de caminhões da Tesla Motors, Dan Priestley, nessas avaliações práticas os caminhões estão respondendo bem às expectativas. Porém, o executivo não revelou detalhes sobre o comportamento do cavalo mecânico elétrico.

Tesla Semi, caminhão de Elon Musk, pode ter vendas iniciadas no final deste ano
Diretor da Tesla publicou imagens da nova fábrica do Tesla Semi na rede social X; Foto: Dan Priestley

Seja como for, o executivo informou na rede social X que a planta anexa à Gigafactory da Tesla em Nevada, nos Estados Unidos, está quase pronta. Com isso, será possível dar início à produção em série do caminhão elétrico.


A novidade ocorre, depois de a empresa garantir a entrega de quase todas as unidades do Tesla Cybertruck. Inclusive, no Brasil, já foram emplacadas 17 unidades da picape, conforme a Fenabrave.

Vale lembrar que com o lançamento da picape e seu enorme sucesso pelo mundo, a Tesla optou por priorizar a produção do modelo em vez do caminhão. Além disso, desde a primeira aparição do Tesla Semi, o caminhão já passou por mudanças, incluindo relacionadas ao trem de força e à autonomia.

Fábrica exclusiva para o Tesla Semi

Seja como for, a nova fábrica será dedicada exclusivamente à produção do caminhão. E segundo Priestley, as primeiras unidades começam a ser montadas ainda no terceiro trimestre deste ano. Assim, a partir disso a empresa começa a fazer as primeiras entregas aos clientes.


Por ora, o que se projeta é que o caminhão que começará a ser entregue, seja igual aos modelos que rodam na Pepsico. Ou seja, com autonomia de cerca de 600 km carregado. Todavia, a expectativa é que a Tesla divulgue em breve mais detalhes técnicos do veículo.

Tesla Semi, caminhão de Elon Musk, pode ter vendas iniciadas no final deste ano
Com as entregas de quase todas as unidades da picape Cybertruck, agora é a vez do Semi ganhar produção seriada - Dan Priestley/Divulgação

O Tesla Semi tem potência total equivalente a 1.020 cv. E conta com três motores elétricos instalados nos eixos traseiros. De acordo com os motoristas da Pepsico, o pesado entrega bom desempenho. Prova disso é que o modelo vai de 0 a 96 km/h em cerca de 5 segundos.


Nas operações da Pepsico, o caminhão chegou a uma autonomia de 805 km. Porém, sem rodar por muitos aclives e sem estar totalmente carregado. Conforme a Tesla, o PBT do modelo é de 37 t.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião