Para dar conta de uma operação da empresa dinamarquesa Mammoet Denmark Brande, um caminhão Mercedes-Benz Arocs recebeu modificações feitas fora da fábrica. Segundo a transportadora, o objetivo era deixar o modelo apto a transportar turbinas de torres de produção de energia eólica. Por isso, o cavalo-mecânico também ganhou reforços na estrutura.
Conforme a Mercedes-Benz, o Arocs sai de fábrica com três eixos e tração 6x6. Além disso, o motor é o OM-671 de 15,6 litros, com quadro reforçado, que gera potência de 625 cv. Para dar conta dessa entrega toda, a embreagem tem sistema hidráulico.
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Mercedes-Benz Arocs transforma 8x6 em 8x8
Todavia, para implementar as demais soluções que o caminhão precisa, o modelo foi encaminhado para a França, onde a Mercedes-Benz mantém uma operação para a modificação de veículos. Lá, o chassi 6x6 se transformou em um 8x8.
Além disso, a cabine ganhou uma extensão onde estão acomodados sistema de refrigeração e bomba hidráulica. Ou seja, sistemas necessários em caminhões que operam com cargas especiais, as chamadas indivisíveis. O para-choque dianteiro foi modificado para receber o engate com sistema elétrico.
Com tudo isso, o cavalo-mecânico recebeu a homologação necessária para tracionar conjuntos com até 500 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT). Segundo a Mercedes-Benz, na prática o caminhão pode levar mais do que isso, desde que com o auxílio de outros tratores para superar, por exemplo, trechos íngremes.
Inicialmente, o Arcos 8x8 vai operar combinado a uma plataforma modular com 32 linhas de eixos. Vale ressaltar que esse modelo chega à frota da Mammoet para substituir o Mercedes-Benz Actros MP2 8x8. Um dos últimos modelos da marca ainda com motor V8 Euro 3 de 16 litros, que foi retirado de serviço da transportadora após 20 anos contínuos de trabalho árduo.
Actros 8x8 teve rápida presença no Brasil
No Brasil a Mercedes-Benz oferecia o Actros 4160 SLT 8x8. O modelo, indicado para o transporte de cargas indivisíveis de até 250 toneladas de CMT, saiu de linha com a chegada do novo Actros e agora não faria sentido retomar sua importação, já que a marca conta com o Arocs no País e que em breve deve trazer novidades para atender o segmento.
Seja como for, o Actros 8x8 era fabricado na Alemanha. E o seu motor OM 502 LA V8 desenvolvia 598 cv de potência combinado à transmissão automatizada PowerShift e suspensão a ar.