Notícias

Mercedes-Benz Arocs 8x6 vira 8x8 para carregar 500 toneladas

Novo caminhão tem motor de seis cilindros em linha e substitui Mercedes-Benz Actros com motor V8 que operava há duas décadas no transporte de cargas indivisíveis

Redação

06 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz Arocs 8x6 é transformado em 8x8 para levar 500 toneladas
Mercedes-Benz Arocs 8x6 é transformado em 8x8 para levar 500 toneladas
Crédito:Mammoet Denmark /Divulgação
Mercedes-Benz Arocs 8x6 é transformado em 8x8 para levar 500 toneladas

Para dar conta de uma operação da empresa dinamarquesa Mammoet Denmark Brande, um caminhão Mercedes-Benz Arocs recebeu modificações feitas fora da fábrica. Segundo a transportadora, o objetivo era deixar o modelo apto a transportar turbinas de torres de produção de energia eólica. Por isso, o cavalo-mecânico também ganhou reforços na estrutura.

Conforme a Mercedes-Benz, o Arocs sai de fábrica com três eixos e tração 6x6. Além disso, o motor é o OM-671 de 15,6 litros, com quadro reforçado, que gera potência de 625 cv. Para dar conta dessa entrega toda, a embreagem tem sistema hidráulico.

VEJA TAMBÉM
Caminhões semipesados: venda cai e Volvo VM lidera em 2024
Mercedes-Benz eSprinter elétrica chega ao Brasil com até 478 km de autonomia
CEO da Braspress dis que Brasil pode ter 'apagão logístico'


Publicidade

Mercedes-Benz Arocs transforma 8x6 em 8x8

Todavia, para implementar as demais soluções que o caminhão precisa, o modelo foi encaminhado para a França, onde a Mercedes-Benz mantém uma operação para a modificação de veículos. Lá, o chassi 6x6 se transformou em um 8x8.

Mercedes-Benz Arocs 8x6 é transformado em 8x8 para levar 500 toneladas
Caminhão recebeu a homologação para rodar na Europa - Mammoet Denmark /Divulgação

Além disso, a cabine ganhou uma extensão onde estão acomodados sistema de refrigeração e bomba hidráulica. Ou seja, sistemas necessários em caminhões que operam com cargas especiais, as chamadas indivisíveis. O para-choque dianteiro foi modificado para receber o engate com sistema elétrico.


Com tudo isso, o cavalo-mecânico recebeu a homologação necessária para tracionar conjuntos com até 500 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT). Segundo a Mercedes-Benz, na prática o caminhão pode levar mais do que isso, desde que com o auxílio de outros tratores para superar, por exemplo, trechos íngremes.

Inicialmente, o Arcos 8x8 vai operar combinado a uma plataforma modular com 32 linhas de eixos. Vale ressaltar que esse modelo chega à frota da Mammoet para substituir o Mercedes-Benz Actros MP2 8x8. Um dos últimos modelos da marca ainda com motor V8 Euro 3 de 16 litros, que foi retirado de serviço da transportadora após 20 anos contínuos de trabalho árduo.

Actros 8x8 teve rápida presença no Brasil

Mercedes-Benz Arocs 8x6 é transformado em 8x8 para levar 500 toneladas
Actros SLT saiu de linha com a chegada da nova geração - Mercedes-Benz /Divulgação

No Brasil a Mercedes-Benz oferecia o Actros 4160 SLT 8x8. O modelo, indicado para o transporte de cargas indivisíveis de até 250 toneladas de CMT, saiu de linha com a chegada do novo Actros e agora não faria sentido retomar sua importação, já que a marca conta com o Arocs no País e que em breve deve trazer novidades para atender o segmento.

Seja como for, o Actros 8x8 era fabricado na Alemanha. E o seu motor OM 502 LA V8 desenvolvia 598 cv de potência combinado à transmissão automatizada PowerShift e suspensão a ar.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião