A DHL Supply Chain, empresa das áreas de logística e transporte, deu início à operações com caminhões autônomos da Volvo nos Estados Unidos. Conforme a companhia, dois Volvo VNL Autonomous estão sendo usados em rotas no Estado do Texas. No entanto, como ainda estão em fase de testes, por razões de segurança os modelos circulam com motoristas a bordo. Porém, eles não dirigem os veículos.
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Os caminhões autônomos da DHL estão em operação nos trechos de Dallas a Houston e de Fort Worth a El Paso. A primeira rota tem aproximadamente 400 quilômetros, enquanto a segunda tem extensão de cerca de 1.100 quilômetros.
A DHL é o primeiro operador do caminhão autônomo da Volvo. “Os primeiros a adotar desempenham um papel fundamental na aceleração da implantação e aceitação da tecnologia autônoma", diz Sasko Cuklev, chefe de soluções rodoviárias da Volvo Autonomous Solutions (VAS). Segundo ele, isso permite que a empresa possa validar tanto a segurança quanto o desempenho operacional do modelo.
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Os Volvo VNL Autonomous utilizam o dispositivo de orientação e controle Aurora Driver, desenvolvido pela Aurora Innovation. A empresa, com sede nos EUA, é parceira da Volvo no projeto do caminhão autônomo. O sistema de direção autônoma inclui sensores, câmeras de alta resolução, radares de imagem e lidar de longo alcance. Além disso, um software com inteligência artificial controla o veículo.
Segundo Jim Monkmeyer, presidente de transporte da DHL Supply Chain North America, a direção autônoma é um facilitador essencial no avanço da transformação digital em todo o setor de logística. "Ela fornece capacidade confiável de longa distância”, afirma.
Caminhão disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana
O uso de caminhões autônomos pode reduzir o tempo de entrega de mercadorias. Porém, ainda é uma solução incipiente, que exigirá um longo processo de desenvolvimentos e debates. Por ora, o diretor da VAS trata a tecnologia como um recurso complementar no setor de transportes.
“Nossa colaboração com a DHL Supply Chain exemplifica o potencial da direção autônoma como um modo complementar de transporte, que aumenta a capacidade de carga e otimiza a eficiência da cadeia de suprimentos”, diz Cuklev.
De acordo com a Volvo, o VNL Autonomous tem sistema de direção autônomo SAE L4. Ou seja, de nível 4 na automação de veículos, conforme classificado pela Society of Automotive Engineers (SAE). Assim, indica que o veículo pode operar de forma autônoma em rodovias ou áreas restritas, sem a necessidade de intervenção humana.
Contudo, nos EUA, um motorista deve sempre acompanhar as viagens nesses veículos para assumir a direção em caso de emergência. De acordo com o presidente da DHL, a chegada desses caminhões não vai gerar desemprego entre os caminhoneiros. Pelo contrário, ele afirma que isso vai permitir que os atuais motoristas tenham novas oportunidades de trabalho no setor.
Nesse sentido, Monkmeyer afirma que esses profissionais vão poder atuar nas áreas de monitoramento e gerenciamento remoto de frotas. “Além disso, os caminhões autônomos podem reduzir o esforço físico e mental dos motoristas, levando à melhoria da qualidade de vida e ao aumento da satisfação no trabalho.”