A Stellantis formalizou, em São Paulo (SP), a entrega de 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios. De acordo com a dona da marca francesa, os veículos vão ser utilizados para fazer o transporte de remessas na última milha. Essa fase corresponde à etapa final da entrega de mercadorias, quando o veículo se desloca de centros de distribuição até o destino da encomenda.
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Os Correios vão usar os Peugeot e-Expert em entregas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Pará, bem como no Distrito Federal. "Essa iniciativa reflete o nosso compromisso com a inovação e a eficiência logística, promovendo um transporte mais sustentável e ajudando a reduzir custos operacionais a longo prazo, o que beneficia tanto a empresa quanto a sociedade", disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
A estatal adquiriu as van elétricas como parte do projeto “Correios do Futuro”, que recebeu R$ 2 bilhões em investimentos entre 2023 e 2024. Dessa forma, os Correios planejam adquirir mais 5 mil veículos com motor 100% elétrico em 2025. Atualmente, a empresa realiza entregas com bicicletas e scooters elétricos.
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"Nosso time especializado em veículos transformados e os diferentes parceiros foram cruciais neste processo, que resultou em um projeto que conta com sistemas inteligentes de recarga e adaptações no veículo, desenvolvidas para entregar o produto o mais personalizado possível para as atividades dos Correios”, diz Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Nova van elétrica dos Correios tem capacidade de 1 tonelada
Os Peugeot e-Expert adquiridos pelos Correios têm motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 mkgf de torque. Conforme dados da fabricante, os modelos estão equipados com conjuntos de baterias de íons de lítio de 75 kWh. Assim, a autonomia chega a 330 quilômetros em ciclo urbano, segundo dados do Inmetro, com 1.002 kg de carga útil.
As novas vans elétricas dos Correios têm o interior revestido de ABS (sigla em inglês para “Acrilonitrila Butadieno Estireno”), que é 100% reciclável. Além disso, esse material ainda tem propriedades anti-chama e antimicrobiana.
A frota elétrica dos Correios usará estações de recarga desenvolvidas pela WEG e personalizadas pela Flash Engenharia. Um software de gestão de frotas controla o carregamento, realizando-o fora do horário de pico, o que reduz os custos e as emissões da operação.