A Hyundai Motor deu início às vendas de seu caminhão a hidrogênio Xcient. De acordo com a fabricante sul-coreana, as primeiras 21 unidades foram negociadas com a Glovis America, transportadora com sede na Califórnia, nos Estados Unidos.
Conforme o CEO da Hyundai Motor Group, Oscar Kwon, a empresa está comprometida em criar soluções de transporte sustentáveis. "Nossos caminhões a célula a combustível a hidrogênio têm zero emissões. E oferecem uma alternativa mais limpa à logística”, diz o CEO da Hyundai Motor Group, Oscar Kwon.
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Dessa forma, essa iniciativa representa um passo significativo da HMGMA para reduzir suas emissões de carbono. Assim como promover práticas sustentáveis nas operações logísticas de seus clientes. Nesse sentido, o uso da tecnologia de célula a combustível a hidrogênio é uma das apostas da fabricante.
Hyundai Xcient, um pesado a hidrogênio
A tecnologia de emissão zero do novo caminhão conta com um sistema de célula a combustível de hidrogênio de 180 kW. Duas células de combustível de 90 kW formam o conjunto.
O motor elétrico gera potência de 350 kW (cerca de 480 cv) e torque máximo de 228 mkgf. De acordo com a fabricante, há sete tanques de hidrogênio com capacidade combinada de 31 kg de combustível e três baterias de alta tensão que somam 72 kWh.
Por ora, os caminhões Xcient vão transportar as peças que os fornecedores enviam para o centro de consolidação da HMGMA. Mas em seguida essa logística será estendida para uma rede mais ampla de fornecedores.
Os 21 veículos caminhões representam mais de um terço da frota de caminhões da Glovis America. Desta forma, a marca sul-coreana procura dar maior destaque à sua gama de possibilidades elétricas. Por essa razão, nessa nova etapa, a Hyundai Motor Group anunciou a nova marca comercial do hidrogênio.
HTWO é a linha da Hyundai especializada em hidrogênio
A HTWO está focada no negócio de eletrificação do grupo. Assim, vai concentrar a sua produção em todas as fases da cadeia do hidrogênio. Ou seja, desde a produção, passando pelo armazenamento até o transporte e utilização.
Esta nova linha permitirá ainda o desenvolvimento de um sistema de células de combustível de hidrogênio aplicável a diversas formas de mobilidade. Ademais, a nova tecnologia da Hyundai busca ser compatível com o transporte aéreo e marítimo, além de automóveis e trens.
“A implantação do Xcient pela HMGMA é uma das principais iniciativas da HTWO. Estamos cumprindo nossa estratégia e visão para apresentar um ecossistema logístico de hidrogênio de circuito fechado. Assim como melhorar a sustentabilidade ambiental das operações de fabricação”, diz o vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios de hidrogênio da Hyunda, Jim Park.