Lançamentos

Semirreboque de alumínio é novidade no transporte boiadeiro e resíduos sólidos

A Frota Brasil lançou a Linha Alumínio 100, de semirreboque para o negócio agro que chega a ser até 3 mil kg mais leve frente à similar de aço

Andrea Ramos

11 de dez, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Empresa faz primeiro semirreboque de alumínio para levar animal e resíduos sólidos
Empresa faz primeiro semirreboque de alumínio para levar animal e resíduos sólidos
Crédito:Andrea Ramos/Estradão
Empresa faz primeiro semirreboque de alumínio para levar animal e resíduos sólidos

A Frota Brasil Equipamentos Rodoviários é uma empresa do Paraná que vem chamando a atenção de clientes do agronegócio. Assim, as mais recentes novidades são semirreboques para o segmento boiadeiro, bem como de piso móvel para transporte de resíduos sólidos. Segundo a fabricante, a nova linha de semirreboque é 100% feita de alumínio.

Afinal, o uso de alumínio permite reduzir a tara. Além disso, como é resistente à oxidação, garante maior durabilidade ao equipamento. Outra vantagem é que o metal dispensa pintura. Assim, é ideal para o transporte de resíduos sólidos, por exemplo.

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Ou seja, esse implemento faz o transporte de todo tipo de resíduos captados dos lixões com destino ao descarte correto. E como comumente durante a viagem vai se formando o chorume, o implemento feito de alumínio não sofre com corrosão. Além disso, o material permite a maior vedação da caixa. Assim, não há riscos desse chorume cair na rodovia durante a viagem.

Para isso, o modelo conta com uma caixa que funciona como uma espécie de dreno. Dessa forma, o operador pode retirar o resíduo de forma mais segura. A linha piso móvel para resíduos sólidos tem opções de três ou quatro eixos. Além disso, a tara vai de 8,8 toneladas a 11,5 t.

Gama de semirreboque têm várias opções de capacidade de carga

Empresa faz primeiro semirreboque de alumínio para levar animal e resíduos sólidos
Expostas na Fenatran, novidades terão entregas a partir do início de 2025; Foto: Andrea Ramos/Estradão

Os mesmos benefícios são estendidos para a linha boiadeira, primeira do País feita de alumínio. Porém, para essa gama, a Frota Brasil oferece modelos de alumínio sobre chassi, bem como três eixos, romeu e julieta. Dessa forma, partindo de modelos com versões de 5 m a 15,2 metros.

Seja como for, em ambas as famílias os benefícios estão na redução de tara. Ou seja, é de 3 t a 3,5 t mais leve que a versão equivalente feita de aço. Conforme o CEO da empresa, Adão Nogueira, o semirreboque custa em torno de R$ 500 mil. Ou seja, é cerca de 50% mais caro que o equipamento feito de aço. 

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