Lançado recentemente na Europa, o caminhão elétrico pesado E-Tech T, da Renault Trucks, vai receber mudanças importantes nos próximos meses. Segundo a marca, uma nova versão com autonomia de até 600 km poderá ser encomendada a partir do segundo semestre de 2025. Atualmente, o modelo pode rodar até 300 km entre as recargas.
- VEJA MAIS:
- Continental lança no Brasil nova geração de sensores para 'pneus inteligentes'
- eActros 600, caminhão elétrico da Mercedes-Benz, entra em produção
- Volvo inicia produção do caminhão articulado A45G no Brasil
De acordo com a Renault Trucks, o aumento do alcance foi possível graças ao sistema que une motor e eixo elétricos. Assim, a tecnologia batizada pela marca de E-axle une o propulsor elétrico e a transmissão em um único componente. Dessa forma, a parte traseira do caminhão ganha espaço extra para acomodar mais baterias. Como resultado, isso garante maior autonomia.
Versão atual do E-Tech T é diferente
Atualmente, o E-Tech T tem concepção diferente. Ou seja, utiliza dois ou três motores elétricos convencionais, posicionados fora dos eixos. Além disso, há transmissão de 12 marchas e opções de quatro ou seis pacotes de baterias. Dessa forma, a capacidade vai de 360 a 540 kWh. Seja como for, por ora a Renault não revelou detalhes da ova versão.
Publicidade
“Acreditamos que uma autonomia de 600 km com uma única carga, combinada com o desenvolvimento de redes de infraestrutura de carregamento público, nos permitirá atingir a paridade operacional [com a tecnologia diesel] que nossos clientes esperam", disse Emmanuel Duperray, vice-presidente sênior de eletromobilidade da Renault Trucks.
A marca oferece o E-Tech em versões rígida e cavalo-mecânico, com tração 4x2 e 6x2. De acordo com a empresa, a capacidade é de até 44 toneladas. Além disso, em carregadores rápidos é possível repor até 80% da carga das baterias do caminhão em cerca de uma hora.