A Iveco está avaliando junto ao alguns clientes o SEU, sigla de Software de Eficiência Único. Segundo a marca, trata-se de um serviço personalizado para cada caminhão. Em outras palavras, a empresa coleta dados sobre o tipo de operação em que o caminhão vai ser utilizado e desenvolve um software exclusivo para ele. Por ora, a novidade está disponível apenas para os caminhões S-Way.
Dessa forma, quando o cliente comprar o modelo pesado da marca, a Iveco vai estudar sua utilização durante os primeiros quatro meses. Assim, é possível saber, por exemplo, quantos quilômetros ele vai rodar em média por mês, bem como o tipo de topografia em que roda e o tipo de carga. Com base nesses dados, a marca gera o software exclusivo para aquele modelo.
VEJA TAMBÉM
Pesquisa aponta que apenas 7,5% das rodovias brasileiras são ótimas
Volkswagen Caminhões vai testar Constellation a biometano com clientes
Marcopolo Nomade é o primeiro motorhome da nova divisão da empresa
Publicidade
SEU não é 'chipagem'
Depois disso, a área de engenharia da Iveco pode instalar o sistema por meio de nuvem. Ou seja, sem a necessidade de levar o caminhão a uma concessionária. Assim, pode ajustar parâmetros de utilização, como curva de funcionamento do motor, caixa de câmbio e pedal do acelerador. Dessa forma, oferece um caminhão exclusivo para o tipo de operação em que o S-Way vai atuar.
Segundo o diretor geral de pós-venda da Iveco, Bernardo Brandão, não se trata de "chipar" o caminhão. Ou seja, o sistema não é voltado para reprogramar a oferta de torque e potência, por exemplo.
“Não mexemos nesses parâmetros porque eles saem de fábrica adequados para cada tipo de operação. O que a gente personaliza é, por exemplo, o tipo de resposta que o caminhão pode dar em determinada rota. Porque a gente consegue equilibrar isso conforme a carga que ele carrega”, explica Brandão.
Iveco visa otimizar o custo de operação
Dessa forma, a engenharia só atualiza o mapa do motor. O que pode gerar ganhos expressivos. Como a redução de consumo de diesel, bem como maior disponibilidade do veículo, já que trabalha de maneira adequada.
Por ora, cerca de três clientes estão rodando com o software programado para o perfil de suas atividades para avaliação. Mas a Iveco espera oferecer o serviço ao mercado no início do próximo ano.
Conforme Brandão, o SEU vai atender desde o cliente de um único S-Way a grandes frotas. Afinal, o objetivo é reduzir o custo total de operação (TCO) do veículo.
“Um dos clientes que está avaliando a ferramenta conseguiu uma melhoria de 15% no consumo de diesel. Levando em conta que sua operação é pesada, feita com bitrenzão e carreta quatro eixo. Então, acreditamos que essa ferramenta terá boa aceitação do mercado”, diz Bernardo Brandão.
A Iveco estuda ainda o modelo de negócio para a comercialização do Seu. Mas a princípio, a ferramenta poderá estar disponível aos clientes que adquirirem o pacote de manutenção da marca. Ou mesmo outros serviços de pós-venda.