Um pneu pode parecer algo simples, mas, na verdade, é uma peça de engenharia complexa e em constante evolução. Na Fenatran 2024, fabricantes do setor exibiram novos pneus para caminhões, com compostos aprimorados que aumentam a durabilidade e resistência. Alguns chegam a utilizar nanotecnologia para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil.
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“Temperatura alta é o principal inimigo do pneu. O excesso de calor degrada os materiais do composto, diminuindo a elasticidade e a resistência do pneu. Por isso, quanto mais frio um pneu rodar, mais tempo ele dura”, explicou Juliano Silva, diretor comercial da Speedmax, fabricante brasileira que apresentou na feira em São Paulo os novos pneus RoverMax para todos os eixos. Esta linha, aliás, é a primeira no Brasil para caminhões a oferecer oito anos de garantia.
Pneus com nanopartículas
De acordo com Silva, os pneus RoverMax mitigam a questão do calor usando nanopartículas de sílica e carbono. "Se você observar o composto de um pneu no microscópio, verá algo parecido com elos de uma corrente. Em cada um desses elos, há oxigênio, que se expande quando o pneu esquenta. As nanopartículas ajudam a dissipar melhor esse calor, reduzindo o desgaste do pneu”, explicou o diretor da Speedmax, que é o fornecedor de pneus da Fórmula Truck.
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O pneu com nanopartículas também proporciona uma condução mais suave e, assim, torna o caminhão mais eficiente, segundo Silva. "O composto mais resistente permite a produção de bandas de rodagem com sulcos maiores. Ou seja, menos partes do pneu tocam o solo, reduzindo o atrito. Dependendo da estrada e das condições de uso, um veículo com o conjunto da linha RoverMax pode reduzir de 3% a 5% o consumo de combustível em comparação a um caminhão com pneus mais antigos."
Das estradas para as pistas
Também na Fenatran 2024, a Prometeon apresentou a linha de pneus Série 02, que utiliza recursos moleculares especiais para oferecer melhor rendimento. “Devido a utilização de novos materiais, otimizados para gerar uma menor temperatura de trabalho, isso permite com que a nova linha de produto tenha temperatura até seis graus inferior em relação a linha de produto anterior”, disse Luiz Mari, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Prometeon para as Américas. A empresa é uma divisão do Prometeon Tyre Group, a ex-Pirelli Industrial.
Além disso, o novo pneu da Prometeon é o mesmo usado nos caminhões da Copa Truck. “Por ter uma estrutura mais robusta, o pneu fornece sempre uma boa distribuição de contato com a pista. A resistência da carcaça também é fundamental para que resista a fadiga que ocorre durante as corridas”, acrescentou Mari.