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Fenatran 2024 tem invasão de caminhões de baixa e zero emissão

Fenatran 2024 reúne caminhões como motorização elétrica, a gás, biodiesel e híbrido que atendem as metas ESG da indústria brasileira

Thiago Vinholes

13 de nov, 2024 · 8 minutos de leitura.

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 Fenatran 2024 tem invasão de caminhões de baixa e zero emissão

Sinais dos novos tempos, os caminhões com motores de baixa ou zero emissão de CO2 se destacaram na Fenatran 2024. Impulsionados por legislações ambientais e metas ESG da indústria, os veículos com sistemas de motorização alternativos ao diesel convencional deixaram de ser uma tendência e hoje são realidade.

A feira do setor de transporte rodoviário realizada em São Paulo reuniu veículos com motorização elétrica, a gás, biodiesel e até um híbrido. Além disso, esses modelos cobrem todas as categorias de caminhões no Brasil, dos leves aos extrapesados, e oferecem ao mercado opções com diferentes níveis de sustentabilidade.

Elétricos

Novo VW e-Delivery 11

O e-Delivery, caminhão elétrico leve da Volkswagen Caminhões e Ônibus, avançou para a segunda geração. De acordo com o fabricante, o motor do modelo reformulado teve o torque elevado para 219,2 mkgf, um aumento de 7% em relação à gama anterior. Por enquanto, essa evolução está disponível apenas para a versão e-Delivery 11, com peso bruto total de 11.400 kg. Ademais, o modelo pode receber até seis pacotes de bateria que somados oferecem 190 kWh e uma autonomia de 250 quilômetros.


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Nova geração do VW e-Delivery tem mais torque e maior capacidade de carga - Estradão

Scania 30 G

O modelo 30 G 4x2, primeiro cavalo mecânico da Scania apresentado em uma edição da Fenatran, tem motor elétrico de 407 cv e 117,2 mkgf de torque. Conforme dados do fabricante, o caminhão conta com dois pacotes de baterias que fornecem 416 kWh, permitindo um alcance de 300 quilômetros em percursos planos. O caminhão fabricado na Suécia está disponível para encomenda no Brasil por R$ 2,5 milhões, mas as entregas aos clientes começarão apenas em 2026.

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Scania 30 G 4x2 tem alcance de até 300 quilômetros - Estradão

XCMG E3-10T

Estreando na Fenatran 2024, a montadora chinesa XCMG lançou o caminhão elétrico E3-10T durante a feira. Inserido na categoria de caminhões leves, o modelo com PBT de 10 toneladas vem com motor de 270 cv e 112,1 mkgf de torque. A bateria tem capacidade máxima de 107 kWh, garantindo autonomia de até 250 quilômetros, dependendo da carga e do percurso, de acordo com a montadora.

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O XCMG E3-10T tem PBT de 10 toneladas e autonomia de 250 km - Estradão

Híbrido

VW Meteor Hybrid

Desenvolvido inteiramente no Brasil, o Meteor Hybrid é um caminhão conceitual com motorização híbrida. O modelo exposto na Fenatran 2024 combina o motor a diesel de 480 cv original do Meteor com um eixo elétrico auxiliar, que fornece mais 200 cv, desenvolvido pela Suspensys, uma marca do grupo brasileiro Randoncorp. De acordo com a VWCO, o veículo tem potencial para reduzir em mais de 90% as emissões de CO2.


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O Meteor Hybrid ainda é um caminhão conceitual, sem data para chegar ao mercado - Estradão

Biodiesel

Volvo FH B100 Flex

Atualmente, a legislação brasileira exige que o diesel vendido no País contenha 14% de biodiesel em sua composição. No entanto, o novo Volvo FH B100 Flex roda totalmente abastecido com o combustível de origem vegetal. Além disso, ele também é flex, aceitando os dois combustíveis em qualquer proporção. A Volvo vende o modelo somente sob consulta, direcionado principalmente para a indústria de biodiesel.

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A Volvo vende o FH B100 Flex somente sob consulta - Estradão

Gás

Constellation 26.280 Biometano

A VWCO apresentou na Fenatran 2024 o Constellation 26.280 movido a biometano, com testes programados para 2025. Segundo o fabricante, o modelo possui a maior capacidade de armazenamento de gás renovável no Brasil (240 m³). Além disso, a montadora também informou que o caminhão reduz até 90% as emissões de CO2 comparado ao modelo com motor diesel.

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A VWCO testará o Constellation 26.280 Biometano a partir de 2025 - Estradão

Iveco Tector NG

O caminhão semipesado Iveco Tector NG é a variante com motor 5.9 litros movido a gás, sendo compatível com GNV e biometano. O veículo possui seis cilindros de 80 litros para armazenar o combustível gasoso e um PBT de 17 toneladas. De acordo com a marca, o propulsor entrega 204 cv de potência e torque máximo de 76,4 mkgf, enquanto o alcance é de até 350 quilômetros.


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O Iveco Tector NG aceita GNV ou biometano - Estradão

Iveco S-Way NG

A Iveco também apresentou na Fenatran 2024 o caminhão a gás S-Way NG, que pode receber GNV ou biometano. O modelo extrapesado rodoviário com tração 6x2 entrega 460 cv de potência e 203,9 mkgf de torque, com capacidade máxima de tração de 53 toneladas. O veículo possui oito cilindros de gás de 120 litros cada, que garantem um alcance de 500 quilômetros.

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O Iveco S-Way NG tem alcance de até 500 quilômetros - Estradão

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