A FPT Industrial mostrou na manhã desta segunda-feira (4), na abertura da Fenatran para a imprensa, suas tecnologias de ePowertrain. Segundo informações da empresa, as novidades chegam junto com o anúncio de investimentos de R$ 127 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão no Brasil. Portanto, isso inclui sistemas voltados à redução das emissões por veículos pesados. .
Nesse sentido, um dos destaques é a nova geração de eixos eletrificados da FPT Industrial. De acordo com a empresa, uma das principais inovações é o desenho do tipo 3 em 1. Ou seja, a novidade integra eMotor, inversor e transmissão em um único conjunto. A tecnologia é voltada a veículos comerciais de 3,5 a 11 toneladas, bem como micro-ônibus, por exemplo.
Além disso, a companhia apresenta o eBS 37 EVO. Ou seja, um novo pacote de baterias de 37 kWh para veículos comerciais leves e micro-ônibus. Trata-se de um sistema modular que incorpora células de íons de lítio do tipo NMC (Níquel Manganês Cobalto). Este já está disponível no Iveco eDaily, por exemplo.
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Ainda no campo da eletrificação, a FPT Industrial apresenta na Fenatran, o eCD140, sua nova central de acionamento elétrico para veículos comerciais leves. Assim, trata-se de uma solução compacta, bem como completa, conforme a empresa, para integrar sistemas de acionamento elétrico. Desse modo, pode ser instalado em veículos convencionais com peso bruto de até 8 toneladas.
Nesse sentido, a engenharia da fabricante projetou um sistema de acionamento central simples. E integrado para garantir uma implementação fácil em plataformas existentes, com espaço disponível para a instalação de pacotes de baterias.
Para atender às demandas do setor sucroalcooleiro, a empresa também destaca o motor Cursor 13 a etanol. De acordo com a FPT, a novidade, de 12,9 litros e batizada de C13, é direcionada a veículos comerciais.
Repower: do diesel para o gás
A FPT também apresenta na Fenatran o Repower. Conforme já publicado pelo Estradão, trata-se do retrofit de caminhões, com a troca do motor a diesel por outro de ciclo Otto a gás. Segundo o presidente da FPT, Carlos Tavares, além de colaborar para reduzir as emissões de carbono, a solução permite ampliar a vida útil de caminhões mais antigos.
Conforme Tavares, os caminhões com motores entre Euro 0 e Euro 3 representam 60% da frota circulante no Brasil. Ou seja, o Repower tem um grande potencial de mercado. De acordo com o executivo, o preço dessa solução é de cerca de um terço do valor de um caminhão com motor a diesel Euro 6.
Além disso, a companhia apresenta o Reman FPT, de motores remanufaturados. Segundo a empresa, a oferta é para os modelos da marca F1A, F1C, N67 e Cursor 13. A linha conta também com cabeçotes de motores, turbos, bicos injetores e bombas de alta pressão.
Em outras palavras, são mais de 530 aplicações para o segmento rodoviário. O que garante economia de custos de até 30% na aquisição, comparado à troca por um motor novo. Vale lembrar que a FPT Industrial já vendeu 700 mil motores na América Latina.
Para isso, conta com duas plantas na região. No Brasil, a fábrica da empresa fica localizada em Sete Lagoas (MG) e na Argentinam, está situada em Córdoba.
Serviço
Fenatran 2024
Onde: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo.
Quando: Dia 04/11, das 16h às 21h; Dias 05 a 08/11, das 13h às 21h.
Entrada gratuita, requer credenciamento no site da feira.
Atualizada em 4/11, às 09:54