Lançamentos

XCMG vai mostrar seu primeiro caminhão médio elétrico na Fenatran

De olho no mercado de limpeza urbana, a XCMG lança na próxima semana o E7-18T, caminhão elétrico com PBT de 16 t

Redação

30 de out, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Na Fenatran, a XCMG vai apresentar seu primeiro caminhão médio elétrico
Caminhão médio XCMG
Crédito:XCMG/Divulgação
Na Fenatran, a XCMG vai apresentar seu primeiro caminhão médio elétrico

A XCMG anunciou mais um lançamento que terá na Fenatran, agora no início de novembro. Trata-se do E7-18T, primeiro caminhão médio da marca 100% elétrico. Conforme a montadora chinesa, o modelo é focado no transporte urbano. Sobretudo em operações de limpeza urbana. Afinal, por ser elétrico, não emite ruído, sendo apto a operar em regiões residenciais, por exemplo.

O modelo conta com motor elétrico que desenvolve 285 cv de potência e 112 mkgf de torque. Além disso, o seu peso bruto total (PBT) é de 16 t. Além disso, o caminhão 4x2 oferece 279 kWh de capacidade máxima de baterias. O que lhe rende, em condições de operação com carga completa, 250 km de autonomia. Sua recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomada de corrente contínua (DC).

VEJA TAMBÉM
Volvo apresenta nova geração de hexatrens FMX 6x6 para a Suzano
Scania lança caminhão semiepsado P280 com motor de 7 litros
Exclusivo: XCMG terá caminhão elétrico E7-80T de 747 cv na Fenatran


Publicidade

Conforme a XCMG, o caminhão chega no momento em que a eletromobilidade cresce nas principais capitais do País. Nesse sentido, nas operações de coleta, os caminhões a diesel, por trafegarem em baixas velocidades, sempre no "anda e para", chegam a emitir 1,2 kg de CO2 por quilômetro rodado.

“A chegada do E7-18T abre uma alternativa viável e eficiente para eliminar esse contingente gigantesco de poluição das grandes cidades do País. Por isso, estamos confiantes na rápida absorção desse modelo para transporte de cargas urbanas, com ênfase na coleta de lixo”, diz o head de veículos elétricos da XCMG, Ricardo Senda.

Portfólio elétrico na Fenatran

Conforme publicado pelo Estradão, a XCMG também vai levar para a Fenatran o E7-80, seu caminhão elétrico mais potente e de maior capacidade de carga. Ou seja, conta com motor de 747 cv, torque de 285,7 mkgf. E a capacidade máxima de tração (CMT) é de 80 toneladas.


Além disso, a marca vem investindo na eletrificação da logística do transporte de cargas no País. Nesse sentido, conta com dois modelos à venda como o cavalo mecânico E7-49T e o rígido E7-29R. Na Fenatran, a XCMG vai expandir a linha. E apresentar modelos leves, com PBT a partir de 10 t, assim como os já anunciados médio e extrapesado de 80 t.

A Fenatran é a maior feira do setor de transportes da América Latina. A edição de 2024 ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. A entrada é grátis e o evento, focado em profissionais do setor. Para participar, o interessado deve fazer um cadastro no site do evento. 

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião