O caminhão extrapesado Freightliner Cascadia, um dos favoritos dos motoristas nos Estados Unidos, avançou para a quinta geração. De acordo com o fabricante, o veículo atualizado agora incorpora novos recursos de segurança que aprimoram sua capacidade operacional. Além disso, evoluções aerodinâmicas reduzem o consumo de combustível do modelo.
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“Desde sua introdução original em 2007, nossos clientes compraram mais de um milhão de Freightliner Cascadia, tornando-o o caminhão Classe 8 (pesado) mais dirigido nas estradas da América do Norte”, disse David Carson, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Daimler Truck North America (DTNA), controladora da Freightliner.
Novo Cascadia tem mais recursos de segurança
A quinta geração do Cascadia incluirá uma versão expandida do sistema Assurance Suite of Safety Systems, desenvolvido pela Detroit Diesel Corporation, uma divisão da DTNA. Conforme o fabricante, o sistema oferece maior poder de processamento, uma câmera frontal atualizada, quatro novos sensores de radar de curto alcance e um de longo alcance. Esses dispositivos orientam os itens de segurança ativa e passiva do novo caminhão.
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O Active Brake Assist do Cascadia, agora em sua sexta geração, chamada de ABA6, incorporou mais funções. Segundo o fabricante, o dispositivo realiza frenagens automáticas ao detectar veículos parados em ângulos irregulares, em curvas ou em múltiplas faixas. Além de reconhecer pessoas em movimento, ele agora também as detecta quando estão paradas.
Outro item atualizado é o Active Lane Assist 2 (ALA2), que agora possui o recurso Lane Change Assist (Assistência para Mudança de Faixa). De acordo com o fabricante, esse sistema ajuda a mitigar acidentes durante mudanças de faixa, fornecendo contra-direção se o caminhão tentar entrar em uma faixa já ocupada.
O ALA2, por meio da função Lane Keep Assist, ainda monitora a atenção do motorista e pode iniciar comandos para manter o Cascadia centralizado na linha de tráfego. Ele ainda pode desacelerar o veículo até parar e aciona as luzes de emergência se o condutor não responder aos alertas.
O Side Guard Assist 2 (SGA2) agora detecta e avisa os motoristas sobre objetos em ambos os lados do caminhão, da cabine até o final da carreta. Além disso, o novo freio de estacionamento eletrônico aciona automaticamente os freios quando o motorista sai do assento ou abre a porta sem ativá-los. A Freightliner introduziu esse recurso para evitar “rollaways”, situações em que um caminhão se move involuntariamente, geralmente descendo uma inclinação.
Motorista tem visibilidade melhorada
Também são novos os faróis de LED de estágio duplo, que oferecem maior durabilidade e resistência a impactos. O fabricante ainda projetou o equipamento para ser capaz de derreter o gelo e eliminar a condensação acumulada no conjunto óptico em poucos minutos.
O fabricante oferecerá a quinta geração do Cascadia com o sistema MirrorCam instalado. O equipamento, que possui câmeras montadas acima das portas do caminhão, oferece maior visibilidade ao motorista, especialmente em viagens noturnas, com a função infravermelha ativada.
Aerodinâmica aprimorada reduz consumo de combustível
De acordo com a Freightliner, evoluções aerodinâmicas incorporadas na nova geração do Cascadia contribuem para reduzir o consumo de combustível em 1,9%. O fabricante alcançou essa performance ao redesenhar o capô, para-lamas e os dutos de ar no para-choque dianteiro, que direcionam o ar para a parte inferior do caminhão.
O Freightliner Cascadia renovado mantém as mesmas opções de motorização da linha anterior. Assim, o modelo pode usar os motores a diesel Detroit DD13 e DD15, que geram até 512 cv de potência e 256,8 mkgf de torque. Outras variantes incluem os propulsores Cummins X15 e X15N, movido a gás natural, que consegue gerar até 613 cv e 283,9 mkgf. No entanto, essa opção estará disponível no mercado norte-americano somente a partir de 2026.
Apesar do anúncio de lançamento da quinta geração do Cascadia, o modelo entrará em produção somente em 2025.