O primeiro ônibus elétrico de Florianópolis (SC) entrará em circulação a partir de quinta-feira (24). O Consórcio Fênix será o responsável pela operação do novo coletivo, um Azure A12 BR fornecido pela TEVX Higer.
- VEJA MAIS:
- “VW Meteor da Paixão” é o novo caminhão da banda de Luan Santana
- Marcopolo revela o primeiro ônibus elétrico fabricado no Espírito Santo
- Cummins apresentará motores multiflexíveis na Fenatran
De acordo com o secretário de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, o primeiro Azure A12 BR da cidade ainda é um ônibus para testes. “Vamos preparar os motoristas e o sistema para receber essa nova tecnologia”, explicou.
Recentemente, a capital catarinense recebeu uma aporte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para adquirir ônibus elétricos. No entanto, a Câmara de Vereadores do município ainda precisa aprovar esse processo. “Sabemos que é uma tecnologia importante para o meio ambiente e modernização da frota”, salientou o secretário.
Publicidade
O Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, celebrou a chegada do primeiro ônibus elétrico da cidade. “Além de menos poluentes, esses veículos são silenciosos e também vão economizar combustível. A longo prazo, com a ampliação da frota, irão diminuir o custo do sistema.”
A operação do Azure A12 BR ficará concentrada no Terminal de Integração do Centro (TICEN), que é o principal terminal de ônibus urbanos de Florianópolis. Além disso, a estação de carregamento do veículo ficará no TICEN.
O sistema distribuirá o uso do veículo elétrico nas seguintes linhas: 184 - UDESC via Beira Mar; 188 - TICEN – UFSC; 138 - Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares; 320 - TILAG - TICEN via Beira Mar; e 630 - Corredor Continente.
Ônibus elétrico de Florianópolis roda até 300 quilômetros
O Azure A12 BR que entrará em serviço na capital catarinense é um ônibus elétrico com 12 metros de comprimento, com capacidade para até 76 passageiros. A fabricante chinesa Higer Bus, representada no Brasil pela TEVX Higer, produz o veículo.
Conforme dados da empresa, a bateria de 385 kWh do Azure A12 BR recarrega totalmente em cerca de três horas. Ademais, a TEVX Higer informa que o modelo tem uma autonomia média de 300 quilômetros, que o sistema de freios regenerativos pode ampliar com a energia recuperada.
“Estamos animados em trazer nossa tecnologia para as ruas de Florianópolis, ajudando as cidades a avançarem com o conceito de cidade inteligente iniciando a partir do transporte 100% elétrico de maneira sustentável e mais eficiente. Queremos demonstrar que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e que beneficie a saúde de todos”, afirma Carlos Eduardo Souza, o Cadu, CEO da TEVX Higer.
Atualmente, o Azure A12 BR está em serviço em Cascavel (PR) e Belém (PA). Além disso, o modelo passa por demonstrações em Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP).
O Azure A12 BR possui recursos de conforto e acessibilidade aos passageiros. Por exemplo, todos os assentos têm tomadas USB. O ônibus ainda conta com Wi-Fi integrado, sistema de ar-condicionado ecológico, vidros com tratamento UV e área para ocupantes em cadeiras de rodas com assento dobrável e rampa de acesso. O veículo também conta com um painel digital e câmeras externas, que oferecem visibilidade adicional ao motorista durante manobras.