Um caminhão norte-americano trafegando pelas estradas brasileiras não é algo convencional. Mas, motoristas fotografaram um Volvo VNL de nova geração rodando na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, bem como em estrada não identificada na região de Curitiba, no Paraná, também onde fica a fábrica da Volvo.
Rapidamente, fotos do caminhão foram parar nas redes sociais. E logo vieram muitos comentários e indagações sobre porque o Volvo VNL está no Brasil. Além disso, a notícia se tornou manchete em sites internacionais. A publicação polonesa 40ton.net, por exemplo, publicou a foto com a seguinte chamada: "Volvo VNL em testes no Brasil – o modelo americano vai competir com o FH?".
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Legislação
Todavia, conforme a Volvo do Brasil, o caminhão não vem para País. Pelo menos não para vendas, o que não faria sentido. Afinal, os caminhões bicudos, com capô longo para o motor, perdem espaço de carga. Conforme a legislação brasileira, a medição máxima de um caminhão atrelado a um semirreboque é de 19,3 metros de para-choque a para-choque.
Além disso, nos bitrens e rodotrens, a composição máxima é 30 metros também de para-choque a para-choque. Ou seja, com a cabine bicuda, tais comprimentos seriam ultrapassados.
Seja como for, a reportagem do Estradão entrou em contato com a Volvo para saber a razão de o Volvo VNL rodar no Brasil. Conforme a marca, o modelo está em testes no País, devido à pluralidade das estradas brasileiras.
"Não temos como precisar dados do veículo fotografado. Mas a fabricante no Brasil presta serviços de engenharia global, por conta das características singulares de clima, pavimento e topografia do País. Assim, modelos não disponíveis aqui podem eventualmente circular nas estradas brasileiras. E sem relação direta com o mercado local".
Sobre o Volvo VNL
No início deste ano, a Volvo lançou a nova geração de caminhões tanto na Europa, como nos Estados Unidos, onde o VNL conta com boa participação naquele mercado. Dessa forma, como novidade, o modelo ganhou novo desenho. Com a grade frontal redesenhada. Mas ainda tendo como atributo, a parte frontal mais alongada.
A versão menor do modelo conta com uma cabine com espaço interno medindo 1,55 m de comprimento. Ou seja, cerca de 85 cm a mais frente ao FH Globetrotter XL. O maior caminhão da marca à venda no Brasil.