Notícias

Marcopolo revela primeiro ônibus elétrico feito no Espírito Santo

Transferido de Caxias do Sul (RS), ônibus urbano elétrico Attivi Integral agora é produzido na planta da Marcopolo em São Mateus (ES)

Andrea Ramos

23 de out, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Marcopolo, Attivi Integral, ônibus elétrico
Primeiro ônibus elétrico Attivi Integral produzido no Espírito Santo
Crédito:Marcopolo/Divulgação

A Marcopolo apresentou, na última quinta-feira (17), o primeiro ônibus elétrico Attivi Integral produzido na planta de São Mateus, no Estado do Espírito Santo. A solenidade realizada na fábrica teve a participação autoridades do Estado e diretores do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Além disso, o evento também celebrou os 10 anos de atividades da fabricante de ônibus e carrocerias no ES.

A Marcopolo produzia o Attivi Integral na fábrica de Caxias do Sul (RS). Contudo, no final de 2023, a empresa anunciou a mudança da linha de montagem do modelo para São Mateus, juntamente com o investimento de R$ 50 milhões para ampliar o complexo no Espírito Santo. No local, a fabricante produz o chassi e a carroceria do ônibus urbano com motorização 100% elétrica.

Lançado em 2022, o Attivi Integral tem capacidade para transportar de 80 a 90 passageiros e a autonomia é de até 280 quilômetros. De acordo com a Marcopolo, o ônibus possui 12 pacotes de baterias que recarregam em cerca de quatro horas. A propulsão do veículo vem de um único motor elétrico, que desenvolve 530 cv de potência e 286 mkgf de torque.


Publicidade

O ônibus elétrico da Marcopolo estreou em serviço em abril deste ano, em Porto Alegre (RS). Atualmente, a capital gaúcha conta com oito modelos do tipo em circulação.

Marcopolo, Attivi Integral, ônibus elétrico
O Attivi Integral está em serviço em Porto Alegre - Marcopolo/Divulgação

Expansão da fábrica da Marcopolo em São Mateus

A expansão da fábrica da Marcopolo em São Mateus tem o apoio do Programa de Investimento do Estado do Espírito Santo (Invest-ES). O projeto prevê o aumento na produção diária de veículos no local, que passará de 16 para até 26 unidades. Além disso, a empresa também pretende ampliar em 20% o quadro de funcionários na planta. Atualmente, a companhia emprega cerca de 2.000 profissionais no ES.


A planta capixaba da Marcopolo também se prepara para realizar sua primeira exportação. Conforme o fabricante anunciou, em breve embarcarão 50 ônibus urbanos para Angola, bem como algumas unidades para a Costa Rica.

“Com mais postos de trabalho e a exportação de veículos para o exterior, mostramos que o Espírito Santo está pronto para competir globalmente, com uma indústria moderna e sustentável”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, que participou da apresentação do primeiro Attivi Integral produzido em São Mateus.

Marcopolo, Attivi Integral, ônibus elétrico
A Marcopolo produz a carroceria e o chassi no ônibus elétrico - Marcopolo/Divulgação

O CFO da Marcopolo, Pablo Motta, ressaltou a importância do apoio do Governo do Espírito Santo para o projeto de ampliação da planta local. “Nosso objetivo é acompanhar os avanços da mobilidade com as melhores soluções para o transporte, e os investimentos em São Mateus são um exemplo desse trabalho.”

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião