A nova geração dos caminhões Volvo FMX 6x6 já está em operação nas atividades florestais da Suzano. Como novidade, a gama chega com 50 t adicionais de capacidade máxima de tração. Ou seja, na soma são 250 t de CMT. Para comparação, na geração anterior, a CMT era de 200 t. Assim, essa solução permitiu o aumento de 25% na capacidade máxima.
O Volvo FMX hexatrem é direcionado às operações de madeira. Dessa forma, na atividade da Suzano, 14 modelos transportando toras de eucalipto. Tamanha capacidade técnica dos modelos, os veículos trafegam exclusivamente em estradas fechadas, dentro de fazendas.
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Seja como for, os novos veículos foram projetados entre a engenharia da marca por demanda da Suzano. O objetivo é garantir mais produtividade. Por essa razão, os caminhões são capazes de rodar com seis reboques. Ou seja, as maiores em operação no País.
Todavia, a Volvo informa, que mesmo se tratando de um projeto desenvolvido junto com a Suzano, os caminhões podem ser ofertados ao mercado florestal. Porém, por se tratar de uma atividade bem específica, a Volvo, por meio da engenharia, realiza uma análise técnica.
Mais robustez
Os 14 hexatrens Volvo FMX 6x6 contam com motor de 540 cv. E puxam cargas para abastecer a nova fábrica da empresa, localizada no município de Ribas do Rio Pardo, no MS.
A unidade começou a operar recentemente, dando prosseguimento às operações florestais do Projeto Cerrado, que recebeu investimentos de R$ 22,2 bilhões. O complexo reúne alta capacidade de produção e o uso de bioenergia.
Seja como for, com a nova aquisição, a Suzano agora soma 47 unidades do Volvo FMX hexatrem, distribuídas em operações em diversas localidades. As novas composições (cavalo mecânico mais os implementos) têm 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores.
O incremento na capacidade de carga foi possível graças a uma nova configuração, com reforços nos eixos e longarinas duplas. Além disso, o veículo recebeu um novo eixo com tração dianteira.
“Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração. Assim ganha em produtividade. Ou seja, sem paradas indesejadas por causa da patinação. O projeto é mais um importante passo na parceria da Volvo com a Suzano, que precisa de soluções customizadas”, explica o gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo, Jeseniel Valério.
Suzano quer aumentar a frota com FMX
Outra novidade foi a colocação de um engate na parte frontal da cabine. Em outras palavras, o componente serve de eventual auxílio de tração, que pode acontecer em uma aplicação severa como o transporte florestal.
Em utilização pela Suzano desde 2019, quando foram implantados na Unidade Três Lagoas, os hexatrens trafegam somente dentro das fazendas de eucalipto da empresa. O que contribui para reduzir bastante o tráfego nas rodovias.
Na Unidade Ribas do Rio Pardo, a companhia chegará a cerca de 50% de sua logística florestal com hexatrens. O que resulta em menor consumo de combustível no transporte de madeira. Além de menor emissão de CO₂/m³.
O Volvo FMX vem ganhando espaço cada vez maior no segmento vocacional, segundo a Volvo. Em outras palavras, além da aplicação florestal, o veículo atua em operações canavieiras e de mineração.