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Metade dos motoristas de caminhão na Europa desliga os sistemas de assistência

Pesquisa feita pela Allianz aponta que um a cada dois motoristas na Europa desligam os sistemas de assistência à condução de caminhões e vans

Thiago Vinholes

22 de out, 2024 · 6 minutos de leitura.

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motoristas, sistema de assistência
Sistemas de condução alertam sobre a proximidade de ciclistas, mas os motoristas os consideram "irritantes"
Crédito:Allianz/Divulgação

Uma pesquisa encomendada pelo Allianz Centre for Technology (AZT) revelou que um a cada dois motoristas desliga os sistemas de assistência em caminhões e vans em cinco países da Europa. Na França e no Reino Unido, 54% dos condutores desativam esses recursos, enquanto na Alemanha a proporção é de 50%, seguida por 48% na Espanha e 47% na Itália. A AZT divulgou o estudo durante o Allianz Motor Day deste ano, em Munique, Alemanha.

O estudo com usuários de estradas dos cinco países europeus analisados revelou que os condutores desligam os equipamentos por considerá-los “impraticáveis”, “irritantes” ou “desnecessários”. Ademais, alguns motoristas afirmam que os sistemas não funcionam corretamente.

Christian Sahr, diretor-geral da AZT, afirmou que os resultados da pesquisa evidenciaram a necessidade de mais treinamentos para motoristas. "Para que servem os melhores sistemas de assistência ao motorista se eles não estiverem ligados? Portanto, é fundamental que os operadores de frotas e os motoristas recebam treinamento abrangente sobre como usar esses sistemas.”


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De acordo com Sahr, a pesquisa analisou 700 acidentes rodoviários na Europa e revelou que, em muitos casos, os motoristas poderiam ter evitado parte deles com o auxílio de sistemas de condução. “Estimamos que um terço dos acidentes estudados poderiam ter sido evitados se o motorista do caminhão tivesse sido capaz de ver outros usuários a tempo, com uma linha de visão direta, ou se o caminhão tivesse sido equipado com um assistente de ponto cego ativo”, afirmou.

Motoristas em conflito com ciclistas e motociclistas

Outro dado revelado na pesquisa da AZT indicou que 50% dos motoristas de veículos pesados entrevistados vivenciam conflitos perigosos pelo menos uma vez por semana. Conforme o estudo, 53% dos condutores de caminhão e van na Alemanha relataram o fato. Além disso, 48% na Espanha, 45% na Itália, 43% na França e 43% no Reino Unido também o mencionaram.

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Ciclistas intransigentes são motivo de reclamação entre motoristas na Alemanha - Allianz/Divulgação

Os motoristas ouvidos na pesquisa mencionaram que os ciclistas intransigentes causam conflitos na Alemanha, enquanto o excesso de velocidade é um problema na França. Em adição, a distração no trânsito gera desentendimentos no Reino Unido, os condutores imprudentes de patinetes elétricos provocam problemas na Espanha, e o uso de celular ao dirigir é uma preocupação na Itália. Em todos esses países, os usuários gerais de estradas citaram a direção agressiva e o desrespeito às regras de trânsito como os comportamentos inadequados mais observados.

"O risco do uso de celular é particularmente alto para vans de entrega. Isso é particularmente perceptível no setor de entrega urbana. Vemos uma frequência 20% maior de sinistros de responsabilidade civil para serviços de correio, expresso e encomendas em comparação com veículos de outros setores”, disse Lucie Bakker, chefe de Sinistros da Allianz Versicherungs-AG.

Todavia, embora os relatos adversos apresentem semelhanças nos cinco países analisados, a frequência deles varia de um local para outro. No Reino Unido, apenas 18% dos usuários gerais de estradas mencionaram que enfrentam situações perigosas com outras pessoas uma vez por semana. Na França, esse número sobe para 30%. Além disso, na Alemanha, 35% relatam o mesmo; na Espanha, o percentual é de 46%; e na Itália, chega a 55%.


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