Lançamentos

Exclusivo: XCMG terá caminhão elétrico E7-80T de 747 cv na Fenatran

Caminhão extrapesado da XCMG tem motor elétrico com torque de 285,7 mkgf e 80 t de capacidade máxima de tração (CMT)

Andrea Ramos

18 de out, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

XCMG lançará na Fenatran o E7-80T, caminhão elétrico de 747 cv
XCMG lançará na Fenatran o E7-80T, caminhão elétrico de 747 cv
Crédito:XCMG/Divulgação
XCMG lançará na Fenatran o E7-80T, caminhão elétrico de 747 cv

A XCMG vai apresentar na edição de 2024 da Fenatran o E7-80, seu caminhão elétrico mais potente e de maior capacidade de carga. Segundo dados da marca chinesa, o cavalo-mecânico tem potência de cerca de 747 cv, torque de 285,7 mkgf e capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas.

VEJA TAMBÉM
Iveco estuda nova geração do Cursor 13 para o S-Way no Brasil
Mercedes-Benz Accelo vai à Fenatran totalmente renovado
Scania 30 G, primeiro cavalo mecânico elétrico da marca, chega por R$ 2,5 milhões

Além disso, o pacote de baterias de 400 kWh de capacidade garante autonomia de 150 km quando o caminhão estiver com implemento totalmente carregado. Porém, se estiver atrelado a equipamento com 49 t de carga, a distância percorrida entre as recargas chega a 250 km.


Publicidade

XCMG vai focar caminhões elétricos no Brasil

Segundo a marca chinesa, a recarga pode ser feita em carregadores do tipo 2 e tomadas de corrente contínua (DC). Além do novo cavalo-mecânico, a XCMG promete levar para à Fenatran vários outros caminhões 100% elétricos. Assim, terá modelos com capacidades de carga a partir de 10 toneladas.

Conforme adiantado pelo Estradão, a XCMG deve lançar em novembro opções de Veículos Urbanos de Carga (VUC). Além disso, um semipesado de 18 t também é esperado. Outra estreia deve ser o caminhão com 6x4 que está sendo testado por clientes dos setores de madeira e agronegócio.

XCMG lançará na Fenatran o E7-80T, caminhão elétrico de 747 cv
Extrapesado E7-80T estreia na Fenatran como o caminhão elétrico mais potente do Brasil; Fotos: XCMG

Dessa forma, a marca pretende se consolidar como 100% elétrica. Ou seja, ser a primeira do País a contar com uma gama de caminhões leves a extrapesados elétricos. Segundo o o head de veículos elétricos da XCMG, Ricardo Senda, a empresa trará modelos leves e médios, além do extrapesado E7-80T.

"Queremos ajudar nossos clientes a se moverem em direção a um desenvolvimento mais sustentável, digital e inteligente", afirma. "Nosso objetivo é oferecer modelos neutros em emissão de carbono. Assim, contribuindo com o meio ambiente”, diz o executivo.

Caminhão a biocombustível

De acordo com a XCMG, desde maio de 2023 foram vendidos 100 unidades de seus caminhões elétricos no País. O número inclui o E7-49T, cavalo-mecânico com tração 6x4 e PBTC de 49 t, assim como o E7-29R 8x4. Como resultado, a marca conquistou 85% de participação de mercado entre os pesados elétricos.


Além disso, a XCMG desenvolve outros tipos de tecnologias de propulsão. A marca já oferece em outros países veículos movidos por biocombustíveis, além de células a hidrogênio. “Estamos trabalhando para homologação um deles, que também será exibido na Fenatran. Vamos analisar a demanda que esse novo modelo pode gerar”, diz Senda.

Vale lembrar que a marca asiática está presente em mais de 180 países, sendo a terceira maior fabricante de veículos da linha amarela. Além disso, é uma das maiores marcas de caminhões elétricos na China.

No Brasil, a marca tem uma linha de montagem em Pouso Alegre (MG). Erguida em 2014, a planta é fruto de investimentos de US$ 500 milhões. Segundo a empresa, a rede de concessionárias tem 45 pontos de atendimento no País, bem como quatro unidades focadas no suporte ao produto e distribuição de peças. Essas ficam em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).


A Fenatran é a maior feira do setor de transportes da América Latina. A edição de 2024 ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. A entrada é grátis e o evento, focado em profissionais do setor. Para participar, o interessado deve fazer um cadastro no site do evento.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião