Lançamentos

Mercedes-Benz Accelo vai à Fenatran totalmente renovado

Linha Mercedes-Benz Accelo foi redesenhada, teve a capacidade de carga ampliada e pode ser até 3% mais econômica

Andrea Ramos

17 de out, 2024 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz Accelo vai para a Fenatran totalmente renovado
Novo Accelo
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz Accelo vai para a Fenatran totalmente renovado

Os novos Mercedes-Benz Accelo chegam renovados, com maior capacidade de carga e novas nomenclaturas. Segundo a fabricante, o aumento da capacidade de carga ocorre nas faixas de 9 toneladas, 11 t e 14 t de peso bruto total (PBT). Com isso, o aumento foi de até 1,2 tonelada e, a partir de agora, os modelos passam a se chamar Accelo 917, Accelo 1117 e Accelo 1417 6x2.

Além disso, houve atualizações no desenho. De modo geral, a linha Accelo ganhou visual que remete ao dos "irmãos" maiores Actros L e eActros, sobretudo por causa dos cantos mais abaulados. Embora a Mercedes-Benz não confirme, é provável que a marca apresente na Fenatran um caminhão elétrico dedicado à operações de entregas de última milha. Portanto, a aposta é uma nova versão do Accelo.

VEJA TAMBÉM
Iveco estuda nova geração do Cursor 13 para o S-Wayu no Brasil
Caminhões mais vendidos: Volvo lidera, mas Scania é destaque
Venda de ônibus cresce 4% no Brasil em 2024


Publicidade

Ajustes técnicos

Mercedes-Benz Accelo vai para a Fenatran totalmente renovado
Entre as novidades, cabine da linha Accelo ganhou atualizações; Fotos: Andrea Ramos/Estadão

Além disso, a linha Accelo recebeu atualizações técnicas. Como herança do modelo anterior, que vai continuar à venda no Brasil juntamente com a nova, a plataforma de carga cresceu 40 cm. Como resultado, houve aumento de 2 m³ na capacidade volumétrica.

Conforme a fabricante, o modelo oferece os maiores comprimentos de carroceria do segmento. Ou seja, de até 6,90 metros nas versões com tração 4x2 e de até 8,30 metros nas com tração 6x2. Além disso, chega a 1,9 m menos círculo de viragem frente à concorrência. Sendo mais desenvolto no dia a dia.


No mesmo sentido, o ângulo de entrada é de 23º. Porém, há ainda o pacote robustez. Nesse caso, o número é de 27º, o que facilita a circulação em estradas esburacadas ou com pavimento ruim.

Ademais, a versão 1417 6x2 oferece a maior capacidade de carga do seu segmento. De acordo com a marca, são até 600 kg a mais que os concorrentes. Nesse caso, o modelo é indicado para operações de transporte de líquidos, bem como para entregas fracionadas no uso urbano.

Os modelos 1117 e 1417 são indicados para cargas de alta densidade, como produtos congelados e resfriados e distribuição de bebidas. Assim como líquidos, químicos e combustíveis, areia, pedra e cimento, entre outros.


Outras novidades são o conjunto óptico de LEDs e o para-choque tripartido. Essa solução visa reduzir o custo de reparo em caso de acidentes. Afinal, em vez de trocar a peça toda basta substituir a parte que foi danificada.

Redução de consumo de diesel chega a 3%

Conforme a área de engenharia da Mercedes-Benz, o motor também recebeu atualizações para melhorar a gestão térmica, graças à introdução do novo DPF no catalizador. Como esse filtro atua em temperaturas altas, é capaz de regenerar o material particulado. Como resultado, a redução de consumo chega a 3%.

Seja como for, o motor foi mantido. Trata-se do Mercedes-Benz OM 924 LA, com potência de 163 cv e torque de 62 mkgf. Esse quatro-cilindros é o mesmo utilizado no Atego com PBT de 17 toneladas.


Além disso, há novas transmissões manuais fornecidas pela Eaton e automatizadas da Mercedes-Benz. Trata-se da MB G 90 PowerShift de terceira geração e seis velocidades. Todos os câmbios vêm de série com preparação para tomada de força, com botão no painel, parametrização padrão e chicotes elétricos.

Os eixos e suspensões foram redesenhados para suportar o aumento da capacidade de carga. Com isso, ficaram mais robusta e garantem maior durabilidade, de acordo com a Mercedes-Benz. Da mesma forma, as molas dianteiras e traseiras são mais espessas e, segundo a marca, são até 12% mais resistentes.

No mesmo sentido, os novos amortecedores dianteiros são reforçados e foram recalibrados. Dessa forma, garantem maior estabilidade e a capacidade de filtrar as irregularidades do piso. As barras estabilizadoras dianteiras e traseiras também foram reforçadas e tiveram o diâmetro ampliado de 34 para 38 mm.


Mercedes-Benz Accelo vai para a Fenatran totalmente renovado
Segundo a Mercedes-Benz, Accelo 1117 ganhou maior capacidade técnica e agora o PBT é de 11 t

Mercedes-Benz Accelo já começa a ser vendido

De acordo com informações da fabricante, a nova linha Accelo já pode ser encomendada na rede de concessionárias de todo o País. Porém, as primeiras entregas serão feias a partir de 2025.

Conforme o vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz Jefferson Ferrarez, os caminhões ganharam várias atualizações importantes. Como resultado, os preços são, em média, 10% mais altos que os dos modelos anteriores. Para comparação, o Accelo 817 tem preço sugerido de cerca de R$ 368 mil.


Segundo Ferrarez, a estratégia de manter a linha antiga à venda visa atender segmentos específicos de mercado. "São muito sensíveis ao preço", diz. De acordo com ele, o comportamento das vendas é que vai indicar o momento de encerrar a oferta do modelo anterior e manter apenas o novo.”

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião